Fernando Alonso, atual campeão do mundo de Fórmula 1, pilotará um Mclaren-Mercedes em 2007. O anúncio do acordo foi feito nesta segunda-feira. Antes de se juntar ao seu novo time, porém, Alonso cumprirá seu contrato com a Renault até o final de 2006.
"Fazer parte de um time com tanta vontade de vencer e com a paixão que a McLaren mostra pelo bom desempenho é um sonho para qualquer piloto de Fórmula 1", disse o piloto sobre o acordo. Os valores da negociação com a McLaren ainda não foram divulgados à imprensa.
Alonso recebeu alguns prêmios após a conquista do título pela Renalt neste ano, como o de melhor piloto do ano, concedido pela Federação Internacional de Automobilismo, em Mônaco, e o troféu "Príncipe de Austúrias" entregue pelo príncipe espanhol Don Felipe de Borbón, filho do Rei Juan Carlos.
"Estou muito entusiasmado com 2007 e com a fantástica oportunidade que me está sendo proporcionada pela McLaren. Vai ser um recomeço para mim e um desafio enorme", completou o espanhol.
No fim do mês de outubro, Alonso havia descartado qualquer possibilidade de deixar a Renault.
Segundo a McLaren, o mais jovem campeão da categoria chega para tornar a equipe vencedora.
"Nossa confiança no equipamento que temos foi agora reforçada com a chegada do campeão", disse Ron Dennis, presidente da McLaren.
"Nós sempre deixamos claro que queremos ser os melhores e o melhor meio de se atingir isso é se contar com os melhores profissionais, sejam eles pilotos ou patrocinadores", afirmou o chefe da equipe inglesa, que recentemente fechou parceria com a gigante das telecomunicações Vodafone.
Não foi divulgado quem deixa a McLare nem 2007 para a chegada de Alonso. Segundo Ron Dennis, a equipe inglesa está negociando com o colombiano Juan Pablo Montoya e o finlandês Kimmi Raikonnen.
"Os dois são pilotos extremamente competentes e profissionais e nós contamos com a sua habilidade para lutar pelo campeonato deste ano (2006)", afirmou Dennis.
Presidente lamenta
O francês Patrick Faure, presidente da equipe Renault de Fórmula 1, lamentou a decisão do espanhol Fernando Alonso de deixar a escuderia ao fim da temporada 2006, acertando sua transferência para a McLaren. A informação foi divulgada pelo site oficial da equipe.
"A Renault F-1 e Fernando Alonso viveram momentos históricos desde sua chegada em 2002. Ao fim da temporada 2006, ele completará cinco anos na equipe e lamento sua decisão. Os novos desafios são fundamentais na carreira de um piloto e é isso que Fernando busca", disse o presidente.
Patrick Faure fez questão de afirmar que o foco da equipe não mudará de direção após o anuncio de Alonso e que a equipe continua com o pensamento voltado à preparação para a temporada do ano que vem.
"Nossa prioridade no momento é a preparação para 2006. Queremos manter nosso nível de competitividade com um programa técnico e agressivo", declarou.