A equipe juvenil da CBT embarca amanhã, dia 5, para a Venezuela, onde disputa a partir do dia 9, as quatro primeiras etapas da Gira Cosat 2007 que começa em Valencia (VEN), depois passa por Cali (COL), Guayaquil (Equ) e Lima (Per).
Uma parte dos atletas embarca amanhã e o restante no sábado, dia 6. Estão no time da CBT os dois primeiros tenistas do ranking de viradas da CBT, masculino e feminino, das categorias 14 anos - Nathaly Kurata(SP), Karen Ching(RJ), Matheus Costa(SP) e Vitor Galvão(RJ)- e 16 anos, Giovanna Portiolli (PR), Juliana Pires (RS), José Pereira Jr (SC) e José Melgarejo (MS), acompanhados pelo técnico da equipe masculina, Renato Messias e da feminina, Sabrina Giusto. O preparador físico que estará à disposição de todos os brasileiros durante a viagem, será Narciso Barbosa.
Os técnicos atuarão também como delegados do Brasil, auxiliando todos os tenistas nacionais que estiverem na disputa, em relação a sorteios de chave e problemas que possam ocorrer na viagem e nos eventos. Os torneios contam pontos para o ranking nacional e Sul-americano, que classifica os seis melhores após o circuito, para representar o continente na disputa da Gira européia, na metade do ano.
A Confederação Brasileira aproveitou uma oportunidade junto ao Ministério dos Esportes e conseguiu, mediante apresentação de projeto, verba para enviar uma equipe composta por oito tenistas, dois técnicos e um preparados físico, para representar o país na disputa da primeira fase da Gira Sul-americana, como forma de auxiliar no desenvolvimento do esporte juvenil. A Comissão Infanto-juvenil da CBT optou por formar um grupo de 14 e 16 anos, por que os atletas de 18 anos serão auxiliados através de Wild Cards nos torneios Futures que acontecerão no País.
A equipe viaja com todas as despesas pagas, uma vez que foram viabilizadas as passagens e indicados os nomes para o Convênio Cosat, ou seja, os atletas também receberão hotel e alimentação, custeados pelos organizadores dos torneios aos melhores de cada país. Com isso, os líderes do ranking nacional nas categorias 14 e 16 anos só terão que arcar com despesas pessoais nessas quatro etapas.
Equipe CBT:
14 anos
Nathaly Kurata (SP), Karen Ching (RJ), Matheus Costa (SP) e Vitor Galvão(RJ)
16 anos
Giovanna Portiolli (PR), Juliana Pires (RS), José Pereira Jr (SC) e Lucas Melgarejo (MS)
Técnicos: Renato Messias (SP) Sabrina Giusto (RS)
Preparador Físico: Narciso Barbosa (SC)
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Dunlop, a bola do tênis brasileiro e apoios de CEPE, Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício, Natsu Notebooks, Kirschbaum Cordas e Special Olympics Brasil.