A modalidade do xadrez será uma das 11 disputadas no vigésimo Jogos Escolares Campo-grandenses, com inscrição até o dia 18 de março na Funesp. O xadrez será disputado no sistema suíço individual em cinco rodadas, com cada escola podendo inscrever até três tabuleiros que somarão seus pontos para a classificação geral que determinara a contagem por equipes.
Os três primeiros enxadristas-alunos colocados individualmente no masculino e no feminino representaram Campo Grande nos Jogos da Juventude do MS, que será realizado em Corumbá, entre os dias 4 a 9 de junho.
A Federação de Xadrez de MS fará a coordenação técnica da modalidade.
Confira parte do regulamento do Xadrez nos 20º Jogos Escolares Campo-Grandenses
TÍTULO I
DAS FINALIDADES
Art. 1º Os 20º Jogos Escolares Campo-grandenses é uma promoção da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte - FUNESP, têm por finalidade, propiciar oportunidade de intercâmbio e encontro entre a comunidade Escolar Campo-Grandense de ensino Fundamental e Médio da Rede Oficial e fortalecer a participação das Representações Estudantis nas Competições Esportivas.
TÍTULO II
DAS MODALIDADES
Art. 2º As modalidades a serem disputadas serão as seguintes:
MODALIDADES SEXO
I - ATLETISMO MASCULINO E FEMININO
II - BASQUETEBOL MASCULINO E FEMININO
III - DAMAS MASCULINO E FEMININO
IV - FUTSAL MASCULINO E FEMININO
V - GINÁSTICA OLÍMPICA MASCULINO E FEMININO
VI - HANDEBOL MASCULINO E FEMININO
VII - JUDÔ MASCULINO E FEMININO
VIII- NATAÇÃO MASCULINO E FEMININO
IX - TÊNIS DE MESA MASCULINO E FEMININO
X - VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO
XI - XADREZ MASCULINO E FEMININO
TÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 3º A organização dos 20º Jogos Escolares Campo-grandenses, terá a seguinte estrutura:
I. Comissão de Honra;
II. Direção Geral:
a) Conselho Disciplinar;
III. Direção Técnica;
IV. Secretaria Geral;
V. Direção Administrativa.
Art. 12 Somente poderão participar do 20º Jogos Escolares Campo-grandenses, estudantes do ensino Fundamental e Médio da Rede Oficial de Ensino da cidade de Campo Grande - MS, matriculados e freqüentando regularmente as aulas no mínimo de 30 dias que antecedem o início dos jogos, atletas esses nascidos entre 1990, 1989 e 1988 (15, 16 a 17 anos), e não poderão inscrever atletas de outros estabelecimentos de ensino.
Art. 13 Não poderá participar dos jogos, o atleta que tenha concluído o 2º grau, mesmo que esteja freqüentando cursos profissionalizantes ou preparatórios para o vestibular.
CAPÍTULO X I
DO XADREZ
Art. 01 - X A modalidade de Xadrez será regida pelas Regras Internacionais de Xadrez, obedecendo no entanto, as normas contidas no presente Regulamento.
Art. 02 -X
Cada escola poderá inscrever 3 enxadristas, com os quais concorrerão em 3 tabuleiros colocados juntos pela média de rating da equipe na Lista de participantes por ordem de força no Sistema Suíço.
Art. 03 - X Após a confirmação das inscrições, a Comissão Técnica organizará a ordem das provas, com data, local e horário e se for o caso sorteio dos competidores no Congresso Técnico Especifico da Modalidade antes da primeira rodada.
Art. 04 - X Cada escola deverá indicar ao Coordenador de Xadrez o seu capitão.
Art. 05 - X Para o início da partida, haverá tolerância de 25 minutos para o comparecimento do atleta, decorrido o prazo, o enxadrista presente apresentará ao árbitro do campeonato o ponto.
Único - O tempo de ausência de qualquer enxadrista será descontado do seu tempo de reflexão.
Art. 06 - X O tempo de reflexão para cada enxadrista será de trinta minutos, sendo que os 5 minutos finais será KNOCK-OUT.
Art. 07 - X A contagem de pontos será por escola somando por equipe no geral e obedecerá aos seguintes critérios:
A) Um ponto por vitória em cada tabuleiro;
B) Meio ponto por empate em cada tabuleiro;
C) Zero por derrota em cada tabuleiro.
Art. 08 - X O Campeonato será disputado nos moldes do Sistema Suíço Individual, se o número de escolas for maior ou igual a 7, caso contrário, será adotado o Sistema Schuring por Equipes.
Art. 09 - X A classificação das equipes, com igual número de pontos, obedecerá a aplicação sucessiva dos seguintes critérios para efeito de desempate.
I - Sistema Schuring:
a) Pontuação geral;
b) Berger;
c) Confronto Direto;
d) Maior Rating (méhdia)
II - Sistema Suíço:
No individual:
a) Milésimo total;
b) Berger;
c) Maior número de vitórias ;
Por equipes:
a) Melhor classificação no individual.
Art. 10 - X Todos os enxadristas ficam obrigados a repor as peças no tabuleiro após a partida.
Art. 11 - X O Coordenador da modalidade estabelecerá normas complementares durante a realização do campeonato.
Art. 12 - X Na primeira rodada no Sistema Schuring, deverá apresentar ao Coordenador da modalidade a relação, em ordem, de enxadrista para o primeiro, segundo e terceiro tabuleiro.