Rio Brilhante (MS) - Após o sucesso da Copa de Velocross em Amambai no último domingo (21), chegou a vez do circo ser armado na cidade de Rio Brilhante, no próximo domingo (28). Os pilotos sul-mato-grossenses, verdadeiros 'shows-mans' do motociclismo estadual, disputarão o Primeiro Motocross Nacional da cidade de Rio Brilhante. A competição é promovida pelo CAEM - Clube de Amigos de Esporte a Motor. Na oportunidade, acontecerá a solenidade de inauguração do Velódromo Jacques Pich, com entrada franca e presença de prestigiados pilotos de MS, autoridades e familiares deste grande piloto, uma 'lenda' motociclística de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Vale lembrar que Jacques Pich é supercampeão sul-mato-grossense e mato-grossense de motocross. Nascido em Rio Brilhante, ele faleceu aos 38 anos de no dia 7 de fevereiro de 2007, quando retornava à Rio Brilhante após acertar um contrato para a temporada estadual e nacional de MX. "Ele estava feliz. Teria uma ótima estrutura e equipamento de ponta para brigar por títulos", lembra Diego Pich, piloto e sobrinho de Jacques.
"A moto dele, com o number plate #4 (uma Honda CRF450 que ele usou nos campeonatos de 2006, quando foi campeão estadual de MX categoria Sênior e 4º no brasileiro MX3), está preservada e conservada pela família. Não estamos pensando em vender ou se desfazer dela. Ela ficará exposta ao público no velódromo", disse Diego.
Homenagens - Esta não é a primeira vez que Jacques é homenageado. Em março de 2007, a Federação Mato-grossense de Motociclismo realizou nos dias 17 e 18 de março a primeira etapa do Campeonato Estadual de Motocross em Colíder, batizando a prova com o nome de "GP Jacques Pich de Motocross".
Na ocasião, entidades e pilotos se manifestaram sobre a morte do corredor, que foi bicampeão mato-grossense da modalidade e representou a cidade de Cláudia (90 quilômetros de Sinop) e o Estado de MT em provas do brasileiro de motocross. "Ele era uma excelente pessoa, muito querida. Simples, humilde, e ótimo piloto", comentou na época, o piloto Junior Feitosa (Maracaju/MS), então vice-campeão sul-mato-grossense na categoria Sênior do Motocross.
Em Rio Brilhante, o CAEM - entidade que estará realizando a prova, distribuirá prêmios em dinheiro no valor de R$ 3.300,00 aos melhores pilotos, além de troféus aos cinco primeiros colocados de cada categoria. Diego Pich convida todos os amantes do motociclismo estadual para prestigiar a corrida: "Queremos fazer história, e contamos com a presença dos amigos pilotos e de seus familiares para esta grande festa".
O velódromo Jacques Pich foi construído com uma pista de aproximadamente 800 metros de extensão contendo quatro 'mesas' (rampas), seis 'costelas', um lançante (rampa pequena e inclinada), e três boas retas num traçado desafiador. O local também possui banheiros, ampla área de box, um restaurante e praça de alimentação. O velódromo está situado na saída para Dourados, a 2 mil metros do trevo da entrada para Suez.
"Esta prova será uma oportunidade única, talvez, para reunir neste ano o que há de melhor em termos de piloto de motocross, velocross e cross country, filiados ou não, pois o Jacques era muito querido", comentou um presidente de Moto Clube que preferiu não se identificar.
"Não o conheci pessoalmente. Mas sei a história dele e o que ele representou para o motocross estadual e nacional. Com certeza, preparei minha moto e estarei lá participando da festa", declarou o piloto Emerson Braz ("DJ"), piloto campo-grandense sem patrocínio, e vice-campeão estadual 2007 da categoria Nacional do Cross Country.
"Cara, conheci o Jacques em Dourados na Etapa do Brasileiro de Motocross, creio que foi em 2002. Pessoa simples, atenciosa. Era um Piloto que dava atenção pra qualquer pessoa que se aproximava dele. Humano. Bacana mesmo, um cara legal que faz muita falta. Mas no lugar que ele está, sempre estará olhando pelos seus amigos que ele conquistou e deixou aqui", declarou Alex Bampi, piloto e presidente do Moto Clube de Amambai. "Valeu Jacques!", finaliza.
Categorias - Em Rio Brilhante, os organizadores esperam reunir mais de 100 pilotos estaduais, divididos em oito categorias: 1) 125 cc 4 tempos - motos nacionais; 2) 180 cc 2T - 200cc 4 T motos nacionais; 3) Nacional A para motos Nacionais até 250cc 4 tempos; 4) Nacional B para motos Nacionais até 250cc 4 Tempos (Pilotos estreantes); 5) Sênior - Motos Nacionais e importadas para pilotos acima de 35 anos; 6) Mirim e Prata da Casa; 7) Mirim até 15 anos - Motos nacionais 250cc e importadas 150cc 4 Tempos; e 8) Open/Força Livre - Qualquer cilindrada.
Os treinos livres serão no sábado, das 15 às 17h. Os treinos oficiais no domingo de manhã, das 9 às 11. Já as corridas acontecem a partir das 12h30. A realização é do CAEM, e a organização da Prefeitura Municipal e da Funcerb (Fundação de Cultura, Esporte e Lazer de Rio Brilhante), com supervisão Femems.