Dourados (MS) - Os II Jogos Recreativos Especiais de Dourados (JORESD) foram abertos na tarde de quinta-feira, às 14h, com entrada gratuita e apresentações culturais dos Ginasloucos e grupos de dança no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão. Já as competições dos jogos começaram hoje no Ceper do BNH Plano às 8h, também com entrada gratuita.
Os jogos servirão como seletiva para a escolha da equipe que representará Dourados nos JORES, uma versão mais ampla destes jogos, e que reúne competidores de todo o Estado. Um diferencial desta edição dos jogos em relação à passada é que podem participar pessoas com deficiência mental, física, visual, síndrome de down e com problemas de áudio comunicação. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalhas e o campeão geral um troféu.
Participam dos II JORESD o Centro de Apoio aos Portadores de Deficiência, o Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa Portadora de Deficiência Dorcelina Folador, a Escola Especializada Arco Íris Associação Pestalozzi, Semed A, e a Associação dos Pais e Amigos Deficientes Visuais e Semed B.
Cada participante inscrito pode participar do evento somente representando uma delegação, e como competidor em duas modalidades diferentes, sendo que nesses casos uma delas deverá ser coletiva. Outra regra é que cada entidade pode inscrever no máximo 4 atletas por provas nas modalidades individuais, exceto na área mental, onde será permitido a inserção de 2 atletas somente. Cada delegação deverá ser composta de no máximo 20 pessoas.
Os II JORESD são uma realização da Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária, e da Fundação Cultural e de Esportes.