Campo Grande (MS) - A equipe do Comercial não precisou da ajuda de "forças ocultas" para conquistar o Campeonato Sul-mato-grossense deste ano. Na tarde deste sábado (05), o Colorado venceu o Naviraiense por 1 a 0 e levantou a taça do Estadual após jejum de oito anos. Para coroar a festa, nada menos que 12 mil expectadores acompanharam a festa comercialina no estádio Morenão.
"Desde que nos apresentamos, temos lutado mesmo com todas as dificuldades. Essa vitória coroou essa campanha maravilhosa. Essa torcida merece. Nunca vi o Morenão assim, isso é bonito de se ver", comemorou o lateral Robinho, um dos destaques da partida, logo após o apito final.
Agora, o Saci da Vila se prepara para um desafio ainda maior. O time, juntamente com o Naviraiense, representará Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2011. Segundo a diretoria do clube, há um projeto para levar a equipe à série B do Campeonato Brasileiro até 2014.
O jogo - Precisando vencer o jogo, o Naviraiense começou melhor, mas só chegou ao gol adversário após os 20 minutos de jogo. Os melhores lances saíam com Adriano Chuva pelo lado esquerdo, mas paravam no zagueiro Andrezão, um dos melhores jogadores em Campo.
Aos 22 minutos, após cruzamento pela esquerda, a bola ficou viva na área e sobrou para Tom, que empurrou para o gol, mas o goleiro Rodolfo, atento, tirou a bola praticamente em cima da linha. Logo depois, Reivan passou por Andrezão e ficou livre, mas o chute saiu torto e longe do gol.
No segundo tempo, o Comercial explorou melhor os contra-ataques. Com quase todo o Naviraiense no campo de ataque, repetidas vezes os atacantes comercialinos apareciam livres nas costas dos zagueiros adversários.
Quem não faz, leva. De tanto pressionar, em um contra-ataque, o Naviraiense sofreu o golpe fatal. Aos 32 minutos, após cobrança de falta, a zaga do time interiorano bateu roupa e a bola sobrou para Rincón, livre, dar uma meia-bicicleta e marcar o gol do título.
Depois disso, o Comercial apenas segurou a bola e esperou o apito final.
Atacante do Naviraiense reclama da arbitragem de Manoel Paixão
As "forças ocultas", temidas pela diretoria do Naviraiense, atrapalharam o desempenho do time neste Estadual. É isso que garante o atacante Tom, um dos artilheiros da equipe no torneio.
"Não sei o que é, mas o Manoel [Paixão], não sei se ele não aguenta correr mais, mas ele não acompanha a jogada", critica. "Desde o começo do Campeonato, a gente não sabe se joga ou se preocupa com o árbitro. Fica difícil, mas nós deixamos escapar mesmo foi no primeiro jogo em casa", lembra, referindo-se a primeira partida da final, em que o Naviraiense perdeu em casa para o Comercial por 2 a 1.
Ficha Técnica
Comercial 1 x 0 Naviraiense
Data: 05 de junho de 2010
Local: Estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Horário: 17h00 (MS)
Comercial: Rodolfo; Robinho, Rodrigo, Andrezão, Anderson; Jocelmo, Cláudio, Washington Luiz, Gustavo Bianchini (Marcos Timóteo); Rincón (Rodrigo Goiano) e Memé. Técnico: Amarildo de Carvalho.
Naviraiense: Washington; Giordan (Júnior Tevez), Macalé, Jean Carlos (Rudson), Adriano Chuva; Rafael Matos, Cassimba, Márcio Castelli, Biro (Jean Batatais); Tom e Reivan. Técnico: Paulinho Rezende.