Edinanci Fernandes da Silva representou SP nos JABs

(com informações da fundesporte) - 23 de mai de 2005 às 13:40 320 Views 0 Comentários
Edinanci Fernandes da Silva representou SP nos JABs

Edinanci Fernandes da Silva, 28 anos, foi uma das atrações do judô nas lutas realizadas no ginásio do Colégio ABC, em Campo Grande, nos dias 21 e 22 de maio. A atleta paraibana, radicada em São Caetano/SP, se destacou e conquistou duas medalhas de ouro no individual (Meio Pesado e Absoluto) e ajudou a equipe a levar o ouro para São Paulo.

Edinanci iniciou sua carreira no judô aos 15 anos quando, por orientação médica, entrou para a equipe do Sesc de Campina Grande, na Paraíba. Em São Paulo, a judoca aprimorou a técnica e conquistou diversos títulos internacionais, entre eles o 7º lugar Olimpíada de Atlanta/96; 3º lugar no aberto de Fukuoka/97 Japão; 3º lugar no Mundial de Judô/97 França; Vice- campeã na etapa da Holanda; 3º lugar na etapa da Inglaterra do Circuito Europeu/95; Hexa- campeã sul-americana/94 a 99; campeã dos jogos sul-americanos/99 Canadá; e, 3º lugar nos Jogos Pan-americanos/99 Canadá.

A judoca paulista esta feliz tanto com o desempenho individual quanto coletivo da equipe feminina de São Caetano, representante paulista. A equipe foi campeã do JAB's com o tal de 74 pontos na classificação geral, contra 58 de Santa Catarina, a segunda colocada.

Em Campo Grande, Edinanci elogiou a organização, a estrutura, a preocupação e a atenção dedicada aos atletas nestes JAB's. Em 1998, ela participou do Jogos Abertos realizados em Dourados, quando veio ao MS pela primeira vez, e não possui boas lembranças. "Ficamos alojados em escolas, dormindo no chão. Muito difícil para os atletas. Achava que desta vez seria o mesmo e pensei duas vezes antes de vir", declarou.

Ela constatou que o judô está realizando um bom trabalho, e citou a atleta campo-grandense Micheli Ferri Olmos (ouro no meio médio e bronze no absoluto) como uma das revelações deste JAB's e esperança para o judô nacional.

"Observei uma boa evolução do judô em MS e em outros estados. A arbitragem, a competitividade e o nível técnico apresentado nestes Jogos ficaram acima das minhas expectativas", confessou.

Segundo a judoca, em toda e qualquer competição, o atleta é o centro das atenções. "A cobrança por títulos e medalhas é muito grande por parte da sociedade, mas ela só lembra de cobrar resultados, não lembra de investir e de financiar atletas e o próprio esporte", desabafou Edinanci.

"No geral, a sociedade não conhece a realidade dos atletas e as dificuldades que é praticar qualquer esporte amador neste país. O Brasil precisa investir em atletas que se destacam nas competições, naqueles que tem futuro, em treinamento, estrutura e em bolsas que ofereçam condições para os atletas se desenvolverem", salientou.

"Nas olimpíadas de Atenas, o judô brasileiro investiu 1% do total aplicado pelos franceses na modalidade. Como resultado, conquistamos o dobro de medalhas dos franceses. Hoje, o judô brasileiro é motivo de curiosidade por parte dos europeus e outros países. Eles não entendem como conseguimos tanto com tão pouco", explicou.

Edianci Fernandes da Silva lembrou que o governo federal está fazendo um bom trabalho, investindo muito no esporte. "Eles estão de olho no Pan-Americano do Rio de Janeiro em 2007. Espero que o projeto tenha continuidade", finalizou.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.