E.E. Vespasiano Martins vence o 2º Festival nas Escolas

da redação - 5 de jul de 2005 às 15:30 333 Views 0 Comentários
E.E. Vespasiano Martins vence o 2º Festival nas Escolas

Cerca de 185 alunos das 47 unidades escolares estaduais participaram, na sexta-feira passada, dia 1º de junho, do 2º Festival Xadrez nas Escolas. O evento aconteceu no ginásio Guanandizão, a partir das 8 horas e teve como objetivo promover a integração dos estudantes envolvidos no projeto Xadrez nas Escolas.

Segundo Célia Cordeiro, técnica da Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer e uma das coordenadoras do projeto, o evento serviu como instrumento motivador para a clientela envolvida. \"O festival ajuda desenvolver aspectos esportivos, culturais e cognitivos dos alunos. Além disso, é uma oportunidade de divulgar o projeto e sua importância\", argumenta. Orlando Silvestre, presidente da Fesmax registrou que é a primeira vez que o xadrez foi realizado no maior ginásio de esportes do estado e com toda uma infra-estrutura de mega evento.

A Escola Estadual Vespasiano Martins ficou em primeiro lugar por equipes com 22 pontos, compostas pelos alunos Yuri Vaz, Eder Moreira, Renata Nakasato e Vanessa Nogales  e como técnica a Profa.  Eunice Yamamoto. Do segundo ao quinto lugar ficaram empatados com 15,5 pontos e na ordem por critérios de desempate, ficou em segundo lugar a E.E. José Maria Hugo Rodrigues, com os alunos Luiz Gomes, Felipe Azevedo, Naiara da Silva e Daynelle Arguelho o Técnico foi o Prof. João Pedro Pelegrino. Em terceiro lugar a E.E. Alice Nunes Zampieri com os alunos Vicelmo da Costa da Silva, Kelvin Monteiro da Silva, Melina da Silva e Mariana da Silva e o Técnico o Prof. Fernando Ribeiro Falcão. Em quarto lugar a E.E. Arlindo de Andrade Gomes com os alunos Alexandre A. Vargas, Douglas G. Moura, Josiane P. de Oliveira e
Diuliane dos Santos a Técnica Marina Silveira Saldanha. E em quinto lugar a E.E. Pe. José Scampini, com os alunos Luan Gonçalves Inverso, Aroldo Gonçalves Inverso, Alaíde Almeida da Silva e Amanda A . Fabrini da Silva. O Técnico Vilson da Silva. Participaram 47 equipes e um total de 185 alunos enxadristas.

No individual geral os melhores foram no Feminino em primeiro lugar Vanessa Nogales da E.E. Vespasiano Martins, em segundo Sara Cabral da E.E. Élia França Cardoso, em terceiro Renata Nakasato da E.E. Vespasiano Martins, em quarto Dayani Mendes da E.E. Gal. Malan, em quinto Melina da Silva da E.E. Alice Nunes Zampieri, e em sexto Valeria de Souza da E.E. Evanilda Neres.

No Masculino no individual geral os melhores foram em primeiro lugar Luiz Gomes da E.E. José Maria Rodrigues, em segundo Haroldo Inverso da E.E. José Scampini, em terceiro Adão dos Santos da E.E. 26 de Agosto, em quarto Kleber Gonzaga da E.E. Consuelo Muller, em quinto Alexandre Paes da E.E. Zélia Quevedo Chaves e em sexto lugar Alexandre Monteiro da E.E. Maria Constança.

Por categorias, os vencedores foram no Ensino Fundamental da 1ª a 4ª séries :Giovanni da Cunha da E.E. Amélio Bais e Amanda Silveira da E. E. Maria de Lourdes. Da 5ª. e 6ª séries: Yoran Higa da E. E. Demosthenes Martins e Vanessa Nogales da E. E. Vespasiano Martins Da 7ª. e 8ª. séries: Adão dos Santos da E. E.  26 de Agosto e Gabriela Agostines da E. E. São José, no Ensino Médio Luiz Gomes da E. E. José Maria Hugo Rodrigues e Sara Cabral da E. E. Élia França Cardoso.

O projeto Xadrez nas Escolas foi implantado em MS no início de 2004 pelo Governo Federal e o Governo Estadual, por intermédio dos Ministérios do Esporte e de Educação e as Secretarias Estaduais de Educação e Juventude e do Esporte e Lazer. Atualmente, alunos das 89 unidades escolares estaduais (ensino fundamental e médio) participam do projeto, tendo aula semanal sobre a modalidade do xadrez. O objetivo é atender 10 mil estudantes.

A Sejel é responsável pelo desenvolvimento e execução das capacitações dos professores e promoção dos eventos motivadores, a SED assume o custo do pagamento dos professores, enquanto o gerenciamento e a coordenação são feitos em conjunto. Os materiais utilizados vêm do Governo Federal. A FESMAX faz a parte técnica dos eventos motivadores, de conteúdo programático nas capacitações e oficinas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.