Chapada Diamantina (BA) - Quem entra numa competição logo pensa na vitória. Entretanto, para Lúcio Alves, 34, e Edson Viana, 36, residentes em Campo Grande, completar a prova do 3º Brasil Ride de Mountain Bike na Bahia será o grande prêmio para a única dupla de Mato Grosso do Sul na disputa.
A competição reunirá mais de 500 ciclistas na Chapada Diamantina. A prova será realizada de 23 até 29 de setembro. Serão 600 km de pedaladas durante sete dias passando pelos municípios de Mucugê e Rio de Contas.
“É uma ultra maratona, a maior da América do Sul”, exalta Lúcio.
As etapas são divididas em formas distintas. Em determinado dia os ciclistas poderão correr 20 km, mas em outros a distância pode chegar a 150 km. “E ainda tem uma elevação de três mil metros”, acrescenta Edson.
Para tentar chegar mais próximo ao que será o trajeto da prova, a dupla teve que se adaptar em terrenos e regiões próximas a Campo Grande. “Fomos a morros de Aquidauana, e maiores elevações em volta da cidade”, diz Lúcio.
“Não basta só o físico. Tem que ter a cabeça boa, preparada. O psicológico e o técnico ajudam”, acrescenta Edson.
No último final de semana, Lúcio e Edson pedalaram cerca de 330 km durante o treinamento. A preparação para o Brasil Ride teve início no mês de fevereiro deste ano. “Tudo será novidade”, comenta Lúcio.
“O desafio é completar a prova, tem gente que vai para ganhar, mas esse não é nosso perfil. Metade não chega até o final”, afirma Lúcio.
De acordo com o regulamento da prova, cada dupla deve terminar cada etapa junta. Em caso de quebra da bicicleta ou desistência de um dos participantes, a dupla é desclassificada da competição.
Para evitar a eliminação por danos materiais na prova, a dupla teve que tomar uma série de precauções para preservar o material. As mesmas bicicletas da prova são utilizadas para os treinos. “Temos que tomar cuidado principalmente com pneu e suspensão”, completa Lúcio.