Dourados (MS) - A realização do 2º Open Dourados de Capoeira e do 2º Encontro Nacional de Capoeira Filhos da Jamaica neste final de semana, transformou Dourados num centro da capoeira nacional, com a união de alunos, estagiários, formandos e mestres de capoeira de grupos de Brasília, Dourados, Itaquiraí, Naviraí e Campo Grande.
Entre os grupos de Dourados estavam presentes, destacam-se o Grupo Memória, os projetos de capoeira das Escolas Efantina de Quadros e Clarice Rosa Bastos, e o grupo de Capoterapia do Centro de Convivência do Idoso Andrés Chamorro, que já conta com 55 participantes.
O diretor-presidente da Fundação Cultural e de Esportes (Funced), Raul Lídio Verão, também ressaltou essa característica afirmando que a capoeira não tem dono, tem academias e mestres, mas a roda de capoeira integra todos participantes através da arte e do esporte.
A Escola Municipal Clarice Rosa Bastos desenvolve seu projeto de capoeira há quatro anos. Para a diretora da escola, Deumeires Batista, a capoeira é uma atividade de grande importância na comunidade escolar porque ocupa o tempo ocioso das crianças e jovens com ações positivas e saudáveis, além de estar ajudando no desempenho em sala de aula.
Já Dona Ancelma, componente do grupo de Capoterapia do Centro de Convivência do Idoso, contou que a prática da capoeira é uma "coisa maravilhosa, sem explicação", e incentivou outros idosos a entrarem na Capoterapia.
"Depois dos 60 anos a pessoa acha que porque é idosa não consegue mais fazer exercício físico, aí fica parado no quartinho assistindo televisão, mas na verdade essa é a melhor idade, quando se tem a liberdade de viver como uma criança novamente", afirmou Ancelma.
Entre as atividades da abertura do evento, quem assistia a solenidade formou uma grande roda de capoeira e participou de 15 minutos da Terapia do Abraço promovida pelo mestre de capoeira Giovan de Brasília.
Entre as autoridades presentes na abertura estavam o diretor da Escola Floriano Viegas, Darcísio Rodrigues, e o superintendente de Gestão dos Serviços Auxiliares da Secretaria Municipal de Educação, Ênio Ribeiro de Oliveira.