Dourados (MS) - O governo federal acaba de contemplar Dourados com o programa Segundo Tempo, que oferece atividades esportivas aos alunos da rede municipal além do horário escolar. A inclusão de Dourados no programa, executado pelo Ministério do Esporte, foi publicada esta semana no Diário Oficial da União. O convênio que autoriza a criação do programa no município foi assinado hoje (18) pela manhã.
O programa Segundo Tempo tem como principal objetivo democratizar o acesso e estimular a prática esportiva dos alunos da educação básica. Em Dourados, o programa será aplicado já no ano letivo de 2008, com contrapartida da prefeitura. Dourados é o única cidade do Mato Grosso do Sul a oferecer o programa em um convênio firmado diretamente entre município e União.
O programa Segundo Tempo será executado a partir de fevereiro, quando inicia o ano letivo 2008 na rede pública municipal. O programa vai contemplar 1.600 alunos com idade entre 7 e 17 anos e será aplicado em oito pólos: o Centro de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antonio Salomão e as escolas municipais Avani Cargnelutti Fehlauer, Arthur Campos Mello, Maria Conceição Angélica, Laudemira Coutinho de Melo, Sócrates Câmara, prefeito Rui Gomes e a escola indígena Augustinho.
O programa será aplicado três vezes por semana e, além da prática esportiva, os alunos serão contemplados com uniformes e lanche. Em Dourados, o Segundo Tempo terá duração de 14 meses, incluindo o período de férias, e irá mobilizar oito coordenadores, 16 monitores de educação física e 8 monitores pedagógicos.