Campo Grande (MS) - O douradense Rafael Aleixo venceu de forma invicta o Open GMI Jaime Sunyê Neto, tradicional evento que abre as disputas do Calendário Desportivo da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez. Em sua vigésima terceira edição, o Open Sunye 2009 foi disputado no Salão de Eventos do Condomínio Edifício Mascarenhas de Moraes, em Campo Grande, no último sábado (31), em um Sistema Suíço em cinco rodadas com o ritmo de jogo de trinta minutos nocaute.
Rafael Aleixo de Dourados, Rubens Gazineu de São Gabriel do Oeste e Edson Oshiro de Campo Grande conseguiram quatro pontos em cinco. O desempate técnico apontou em primeiro lugar Aleixo, com três vitórias e dois empates. Gazineu foi o segundo e em terceiro Oshiro. Igor Gardin de Dourados foi o destaque no Sub-14 anos.
Após o encerramento do Open Sunyê, foi eleita e empossada a nova diretoria da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (Fesmax) para o quadriênio 2009-2012, que pela primeira vez é composta por enxadristas Campeões Estaduais Absolutos: Presidente Orlando Silvestre, Vice-presidente Marcelo Lopes, Vice-presidente Secretario Roberto Fedrizzi, Vice-Presidente Técnico Marcelo Gralha e Vice-Presidente Financeiro José Nogueira.