Quinta-feira, 15 de maio de 2025, 01:38

Djokovic supera a "zebra" Tsonga e conquista o Aberto da Austrália

ge.net - 27 de jan de 2008 às 14:11 214 Views 0 Comentários
Djokovic supera a "zebra" Tsonga e conquista o Aberto da Austrália

Melbourne (Austrália) - O tenista sérvio Novak Djokovic conquistou neste domingo o primeiro título de Grand Slam de sua carreira. Depois de bater na trave no Aberto dos EUA de 2007, quando perdeu a decisão para o suíço Roger Federer, Djokovic deu a volta por cima e faturou o Aberto da Austrália de 2008, vencendo por 4/6, 6/4, 6/4 e 7/6 (7-2) a final contra o francês Jo-Wilfried Tsonga.

O título, além de ser o primeiro do sérvio em um dos quatro torneios mais importantes do calendário, coloca-o entre os mais jovens vencedores da história da competição australiana. Com 20 anos e 250 dias, Djokovic é superado apenas pelos suecos Mats Wilander (campeão em 83, com 19 anos e 111 dias, e bicampeão em 84, com 20 anos e 109 dias) e Stefan Edberg (campeão em 85, com 19 anos e 323 dias).

Foi o primeiro confronto da história entre os dois tenistas, o que não acontecia em uma final de Grand Slam desde que Andy Roddick e Juan Carlos Ferrero decidiram o Aberto dos EUA de 2003. Melhor para Djokovic, que não apenas conquistou seu principal título em cinco anos como profissional, como ainda encosta em Rafael Nadal na vice-liderança do ranking da ATP.

O tenista eslavo vem de uma incrível ascensão na última temporada do circuito, na qual iniciou como o 16º colocado e terminou como o terceiro melhor do mundo. Em 2007, antes do vice no Aberto dos EUA, ele já havia conquistado os torneios de Adelaide, Estoril e Viena, além dos Masters Series de Miami e Toronto. De quebra, consagrou-se como um dos poucos nomes do circuito capazes de bater Roger Federer, o que aconteceu na final de Toronto e nas semifinais deste Aberto da Austrália.

Porém, a final também foi proveitosa para Jo-Wilfried Tsonga. Derrotado na estréia da chave principal do Aberto da Austrália de 2007, o francês deve receber cerca de 700 pontos no próximo ranking da ATP, o que irá tirá-lo do 38º lugar do ranking da ATP e colocá-lo entre os 20 melhores do mundo. Nada mal para ele, que já vinha das semifinais do torneio de Adelaide.

E poderia ser até melhor para o francês, que saiu na frente na decisão. Djokovic abriu o jogo deste domingo quebrando o serviço de Tsonga logo no primeiro game, mas demonstrou nervosismo frente à zebra e errou bolas fáceis no segundo, permitindo o empate do francês. A partir daí, o tenso Djokovic forçou o saque e conseguiu assegurar seus games, bem como o francês.

No entanto, a surpreendente algoz de Rafael Nadal devolveu os aces no nono game, fazendo 5/4 no placar. Pressionado, Djokovic tentou arrastar a parcial para o tie break, mas foi pego pelo explosivo Tsonga, que se defendeu bem e garantiu o 6/4 no placar. Era a primeira parcial perdida por Novak em todo a competição.

O tropeço no primeiro set, porém, parecia ter deixando o nervoso Djokovic um pouco mais tranqüilo. Depois de seis games jogados e confirmados pelos dois finalistas, o terceiro melhor tenista da atualidade finalmente conseguiu uma quebra. No oitavo game, apesar de uma dupla falta, o tenista balcânico confirmou o 5/3, administrando o set até devolver a Tsonga o placar do primeiro set.

Com o jogo empatado, o ainda tenso sérvio converteu novo break point logo no terceiro game do terceiro set, abrindo 3/1 no quarto. O francês ainda tenta reagir através de seu saque, mas se mostra cansado nos serviços de Djokovic. Ao final da queda, novo placar de 6/4, e virada a favor do eslavo.

Tsonga, porém, resolveu fazer jogo duro no set decisivo. Sem dar chances de quebra para o rival, o francês - que foi comparado ao boxeador Mohammad Ali na última semana - arrastou o empate até o décimo game. No 11º, quase quebrou o serviço de Djokovic, que se segurou e fez o 6/5.

O jogo de Tsonga também fez sua parte no 12º game, garantindo o 6/6 e levando a decisão da parcial para o tie break. Foi então que Djokovic usou o cansaço do francês a seu favor, colocando o inesperado rival para correr e fechando o game, o set, a partida e o campeonato com um 7-2, graças a uma bola fora do adversário.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?