Augusto Samaniego conquistou nesta sexta-feira a nona etapa do Festival Solidário de Xadrez do Pantanal disputado na Escola Neusa Assad Malta-ENAM em Corumbá/MS. Com promoção e realização da Federação Sul-Matogrossense de Xadrez, do Clube de Xadrez Pantanal, e Prefeitura Municipal através da Fundação de Esportes de Corumbá.
Samaniego conquistou o título com quatro vitórias e uma derrota. Chega ao topo do rating com 2.525 pontos e encerra sua participação na temporada 2005. Aguarda agora a entrega do certificado de Mestre do Pantanal no dia 9 de dezembro no Ginásio Poliesportivo de Corumbá.
Em segundo lugar ficou Fábio Costa, e em terceiro lugar ficou Josemar Céspedes que chega a liderança do Festival com 57 pontos junto com Linneker Arruda que não participou da etapa por motivos de saúde.
Após 41 dias, Sahar Safa retorna aos tabuleiros, e obteve um amargo oitavo lugar com 1.5 pontos entre 10 participantes. Também já está em período de férias. Yago Oliveira de apenas treze anos obteve o sexto lugar com 50% de aproveitamento.
Na Série B, Hilton Oliveira, da Escola Municipal José de Souza Damy, e revelação do Projeto Xadrez para Todos foi o campeão com 100% de aproveitamento. Em segundo lugar ficou Felipe de Lima, e em terceiro lugar Kleyton Cavalcanti. Bruno Santos, com 2.0 pontos, caiu para a Série C.
Na Série C, José de Souza (AMC) foi o campeão. Em segundo lugar ficou Ryan Rossman (Caic) e em terceiro ficou Diego Samaniego (AMC) de seis anos, voltando aos tabuleiros após 3 meses e meio.
O evento contou com a parceria da Corumbá On-Line, Águas do Pantanal Palace Hotel, Casa Lotérica A Milionária, Explorer Publicidade, Platô, Cintra, Drogaria Palmeira, Lincoln Hotel e Supermercado Pannoff.