Quinta-feira, 15 de maio de 2025, 15:54

Diego Portugal fica em segundo geral de montanha na Volta de SP

cbc - 26 de abr de 2008 às 23:01 284 Views 0 Comentários
Diego Portugal fica em segundo geral de montanha na Volta de SP

Campos do Jordão (SP) - A oitava e penúltima etapa da Volta do Estado 2008, realizada pela primeira vez em um trecho de montanha de nível internacional, foi vencida por Jair Santos, da Avaí/Florianópolis, que fez o tempo de 2h07min53seg para os 79 quilômetros de subidas na serra de Campos do Jordão. Em segundo lugar ficou seu companheiro de equipe, Marcelo Moser, que garantiu o título de Montanha, com o tempo de 2h08min03seg, enquanto Panizo foi o terceiro, 2h08min05seg. Finalizaram a etapa 121 dos 135 ciclistas que largaram no dia 20, em Interlagos, São Paulo.

Na disputa por equipes, a Scott/Marcondes César/São José dos Campos lidera com 71h23min36seg, seguida pelo Clube DataRo/Ponta Grossa, com 71h25min08seg; e pela Avaí/Florianópolis/APGF, com 71h25min31seg. Marcelo Moser (Avaí) garantiu o título de Montanha com 31 pontos, 18 a mais que o segundo colocado, Diego Portugal (CESC/Sundown/Nossa Caixa/SCSul). Na classificação por pontos (metas) a briga continua acirrada: o argentino Edgardo Simon, da Scott, tem 37 pontos, contra 33 de Francisco Chamorro, da CESC. O campeão será conhecido após a última etapa.

Toda a expectativa com relação à estréia do trecho de montanha da Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2008 se confirmou. Com um percurso altamente técnico, os ciclistas tiveram de mostrar toda sua capacidade para superar os desafios do trecho. Abriga acirrada pelo título geral manteve os ponteiros no pelotão a maior parte do tempo, abrindo a ponta para outros atletas. Assim, o catarinense Jair Santos viu na sua frente a chance de conseguir o maior resultado de sua carreira. Ele escapou assumiu a liderança e manteve o ritmo até cruzar a linha de chegada.

"Esta etapa foi dura porque não estamos acostumados, mas todos queriam ganhar, pois se tratava da disputa mais importante deste ano. Impus meu ritmo desde o começo e ataquei logo, pois estava preparado para isso. Com sorte conseguiu vencer aqui, no maior evento do ciclismo da atualidade", declarou o campeão Jair Santos, de 22 anos, que com o resultado ajudou sua equipe a consolidar o terceiro lugar na classificação geral.

Moser comemorou muito a conquista do título em Montanha e destacou a preparação para a Volta. "Foi uma edição muito boa. A equipe se preparou bem e esteve focada, por isso conquistamos bons resultados. O trecho longo entre Sorocaba a São Carlos, e claro, esta etapa de montanha foram os mais complicados da disputa", analisou o ciclista de 30 anos. "E hoje eu fui para o tudo ou nada, pois muita coisa estava m jogo, como o título de montanha, e a briga pela liderança da prova. Dei o meu melhor e cruzei em segundo, confirmando o primeiro lugar em montanha. Estou muito feliz com essa conquista e contente por ajudar a equipe a melhorar na classificação geral", comemorou Moser.

Gregori Panizo também estava muito feliz pelo terceiro lugar no dia. Afinal, além de ter ficado mais perto do título, ainda conseguiu superar as dores da queda no dia anterior (ele levou 12 pontos no queixo), e um furo de pneu na subida. "Foi complicado. Cheguei a pensar em desistir algumas vezes. Mas depois da primeira subida, voltei a ter forças e pude chegar em terceiro. Isso me deixa bem perto do título, mas ainda não se pode comemorar nada", afirmou. "A força de vontade e a determinação foram muito importantes para conseguir este feito", completou.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?