São Paulo (SP) - Destaque do vale-tudo sul-mato-grossense, o lutador Eder Soares, conhecido como "Mão-de-Pedra", treina na capital paulista para recuperar-se de uma lesão no joelho que o deixou afastado desde o mês de setembro.
O atleta, oriundo da cidade de Inocência, região do Bolsão, começou a treinar karatê em 2002, com o sansei Edilton. De lá pra cá, sua estante de troféus vem aumentando. Só este ano, foi campeão do Festival de Verão de Submission, campeão da Copa Greice de Muay Thai, terceiro colocado no Nacional de Submission e campeão de MMA (vale-tudo) da etapa do Realfight.
Eder compete pela equipe Lotus Club (MMA), uma das mais conceituadas de São Paulo. Apesar de tantas conquistas, o lutador ainda não tem um patrocínio.
"Se eu tivesse uma ajuda, teria mais recursos e poderia me dedicar mais aos treinamentos, sem preocupação com outras coisas", diz o lutador, que já trabalhou como segurança e vendedor doces na rua para se manter. Hoje, ele dá aulas e conta com a ajuda de seus treinadores, Mestre Junior e Mestre Raul.
O sul-mato-grossense já faz planos para o ano que vem, quando estará totalmente recuperado. "Em fevereiro, volto a competir no jiu-jtsu, muay-thai, no submission e no MMA", diz ele. "Se Deus quiser, 2009 será um ano muito bom pra mim, pois muitos já conhecem meu trabalho e minha equipe e treinadores confiam em mim", conclui Eder.