Campo Grande (MS) - A atleta Juliana Oshiro Teren, que pratica kung fu desde os 11 anos, avalia que o ano de 2008 foi muito bom para ela.
"Em termos de competição, foi o melhor de todos os anos. O sonho de todo atleta de kung fu é conhecer e competir na China", comemora.
Ela foi a única representante de Mato Grosso do Sul no 3rd World Traditional Wushu Championships, na China, entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro.
"Os chineses são os melhores do mundo. Treinam desde pequenos, tem até universidade de wushu. Possuem uma excelente estrutura e, claro, os melhores mestres", salienta.
Teren, juntamente com outras duas atletas, também representou o Estado no XIX Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu, realizado na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, entre os dias 16 e 18 de outubro do ano passado.
Ela diz que a principal dificuldade que enfrenta no esporte, é a falta de incentivo.
"Este ano comecei a receber o Bolsa Atleta. Ano passado consegui algumas passagens para treinar em Campinas, mas é a primeira vez que consigo apoio de verdade. É muito difícil conseguir patrocínio pra um esporte amador", lamenta ela.
A atleta treina cerca de duas horas por dia, cinco vezes por semana, nos Círculo Militar e no Cnec Olívia Enciso.