A delegação sul-mato-grossense de capoeira está a caminho de Vitória, no Espírito Santo, para participar do VIII edição do Campeonato Brasileiro de Capoeira. Para a viagem a equipe recebe o apoio financeiro do Governo Popular e da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel).
Participam do evento cerca de 500 atletas representantes de 12 estados brasileiros. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) e tem disputas programadas para o próximo sábado (18/11) e domingo (19/11). Os melhores colocados em cada categoria (peso e idade) ganham pontos para o ranking nacional da modalidade.
Mato Grosso do Sul levou 34 atletas para participar do brasileiro. Os representantes do Estado foram selecionados pela Federação Sul-mato-grossense de Capoeira, a partir do resultado obtido no Campeonato Estadual, realizado em janeiro deste ano. Está é a 6ª vez que a equipe participa do evento. Segundo o presidente da Federação, Moacir Barbosa da Silva, os atletas sul-mato-grossenses sempre conquistam bons resultados.
A expectativa é quanto ao desempenho de Everton da silva. O capoeirista é bicampeão brasileiro e por cinco vezes garantiu o primeiro lugar no campeonato Estadual. Outro atleta é Edvaldo da Silva, que é campeão da Copa Brasil de Capoeira e campeão estadual quatro vezes consecutivas.
Moacir conta que o evento divide suas disputas nos estilos individuais, duplo e em conjunto. "Cada um dos estilos nos oportuniza mostrar a cultura sul-mato-grossense e a técnica e a habilidade dos atletas da região", exalta. Os capoeiristas retornam à Capital na próxima segunda-feira (21/11).