Campo Grande (MS) - Com dois atletas de Coxim e sete de Campo Grande, a Seleção de Mato Grosso do Sul foi definida para as disputas do Campeonato Centro-Oeste de Boxe Olímpico, que acontece em Cuiabá no período de 25 a 30 deste mês.
A definição da equipe, que será comandada pelo técnico Arlindo Justiniano, aconteceu no último sábado (9) após a realização do Campeonato Estadual, que serviu de Seletiva para os boxeadores.
O evento reuniu 36 lutadores de sete municípios, doze academias e foi realizado no Conjunto Moreninhas (na Rua Barreiras ao lado da Igreja São Pedro São Paulo), diante de mais de 50 pessoas.
Durante os dois dias de evento, na sexta-feira à noite (8) e sábado à noite (09/9), aconteceram 19 lutas que foram marcadas pelo equilíbrio e algumas surpresas.
Dentre elas, a maior foi o campo-grandense Dantas Damaceno, que conquistou o título de campeão da categoria pesado (até 91kg).
O boxeador superou atletas experientes como Paulo Brito, Ricardo Axé e Lauro Zulu, detentores de títulos regionais e conquistas importantes em competições nacionais.
A outra surpresa foi o também campo-grandense Wagner Malta, que na decisão do título estadual derrotou o experiente Waldnei Carlos.
Dos sete atletas que garantiram o título de campeão estadual e o direito de representar o Estado no Centro-Oeste, cinco chegam pela primeira vez a seleção estadual e dois são atletas que nos últimos dois anos sempre fizeram parte da elite do boxe sul-mato-grossense.
Os veteranos são o peso galo (até 54kg) Luís Cláudio e Thiago Monteiro, que atualmente são detentores das conquistas mais importantes do boxe estadual.
Luís Cláudio é atual campeão da Forja de Campeões Paulista e Metropolitano e Thiago é vice-campeão brasileiro, além de ser três vezes campeão estadual.
Marcelo Nunes, presidente da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDBMS) comenta que faltam definir os campeões estaduais e representantes do Estrado nas categorias super pena (até 48kg), pena (até 51kg), médio (até 75kg) e super-pesado (+91kg). As definições nessas categorias deverão acontecer no próximo dia 16.
Equipes - Com 10 pontos, duas medalhas de ouro e duas pratas a Associação Bombardeiro fica com o título de campeão estadual na disputa por equipe.
O time composto por sete atletas tem como técnico o professor Edésio Ribeiro, com a academia localizada no conjunto Moreninhas. A equipe é formada por jovens atletas, com média de 18 anos de idade.
A equipe segunda colocada foi a Coliseo/Ceintre, que não obteve medalhas de ouro, mas chegou a soma de sete pontos, e obteve duas medalhas de prata.
A Moreninhas/1º Round, uma das principais equipes do Estado, obteve duas medalhas de ouro, mas somou seis pontos e ficou na terceira colocação.
O Estadual de Boxe Olímpico, realizado no Conjunto Moreninhas, na última sexta e sábado, reuniu 36 atletas de 12 academias/Associações, das quais seis são de Campo Grande.
Participaram no certame atletas de Campo Grande, Coxim, São Gabriel do Oeste, Ponta Porá, Corumbá, Sonora e Dourados.
Confira os resultados de sábado à noite:
Pesado (até 91kg)
Dantas Dameceno venceu Ricardo Axé
Meio-pesado (é 81kg)
Agnaldo Maia (1º Round) venceu Luciano Negão (Bombardeiros)
Meio-médio (até 69kg)
Wagner Malta (Bombardeiros) venceu Waldnei Carlos (Coliseo)
Meio-médio-legeiro (até 64kg)
Willian Santos (1º Round) venceu Fábio Costa (Coxim)
Leve (até 60kg)
Ronny Rodrigues (Coxim) venceu Juliano Santos (Toma Fitness)
Galo (57kg)
Thiago Monteiro (Justiniano/Luvas de Ouro) venceu Joemerson Souza (Ass Tong Long)
Pena (54kg)
Luís Cláudio (Ass Justiniano) venceu José Sorgatto de (São Gabriel do Oeste)