Rio de Janeiro - A Seleção Brasileira conquistou neste domingo (28) a Copa das Confederações, depois de começar com desvantagem de dois gols para os Estados Unidos. A virada veio após sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo. Na etapa final, os brasileiros conseguiram levantar a taça pela terceira vez na história (ganhou também em 1997 e 2005). A vitória foi por de 3 a 2 sobre time norte-americano, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo.
A temperatura na África do Sul marcava 7ºC, com sensação térmica de 2ºC. Frio, assim como será na Copa do Mundo de 2010. Mas uma final quente, movimentada, e que os sul-africanos esperam ver novamente no ano que vem. No primeiro tempo, dois gols americanos: Dempsey e Donovan. Na etapa final, três gols brasileiros: dois de Luís Fabiano, artilheiro do torneio com cinco, e um de Lúcio, que pela primeira vez levantou a taça como capitão do Brasil.
Com o título, o Brasil passa a ser o maior campeão nas duas competições oficiais da Fifa de futebol profissional: cinco Copas do Mundo e três Copa das Confederações (a França tem duas conquistas).
Em 45 jogos com o técnico Dunga, são 31 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas.