Paris (França) - O brasileiro Marcos Daniel está perto de entrar na chave principal de Roland Garros. Nesta quarta-feira, ele passou pela segunda rodada do qualifying ao derrotar o argentino Diego Junqueira por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7-6 (8-6).
Com o resultado, Daniel, número 169 do ranking mundial, está a uma vitória de participar do Grand Slam francês pelo segundo ano consecutivo. No entanto, o adversário do brasileiro na rodada decisiva será complicado.
Daniel enfrentará o argentino Mariano Zabaleta, cabeça-de-chave número 1 do quali, que derrotou o norte-americano Wayne Odesnik, apenas o 197º colocado na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (8-6), 5-7 e 6-3.
Zabaleta, um especialista em quadra de saibro, ocupa atualmente o 88º lugar no ranking, mas já esteve melhor. Ele, que tem 29 anos de idade, já foi 21º colocado em 2000 e tem três títulos na carreira.
Se Daniel passar pelo quali, tentará se redimir da má campanha que realizou no ano passado. Na ocasião, ele chegou a Paris como uma das maiores esperanças brasileiras, mas parou na estréia diante do desconhecido francês Mathieu Montcourt.
O Brasil ainda tem outro tenista vivo no qualifying. Julio Silva, número 176 do mundo, enfrentará o sérvio Viktor Troicki, na quinta-feira, pela segunda rodada.