Rio de Janeiro (RJ) - Cerca de 63 pessoas, entre elas vários mestres renomados do Jiu-Jitsu, Luta-Livre e Luta Olímpica, estiveram presentes no primeiro Curso Internacional de Grappling da FILA nas Américas, que foi realizado no último final de semana na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro. A demonstração das regras esclareceu às duvidas daqueles que ainda não haviam entendido todas as mudanças desta nova modalidade.
"A regra desta nova modalidade é muito boa, não permite amarração e conduz os atletas sempre à busca da finalização, não tem luta parada. Vai ser espetáculo para o público e com certeza vai atrair grandes patrocinadores", disse Pedro Gama Filho, presidente da CBLA, que se mostrou empolgado com o futuro do esporte no Brasil. "O time brasileiro vai estar entre os melhores do mundo com certeza e depois deste curso, tenho convicção que o esporte se tornará Olímpico em pouco tempo", comentou Gama FIlho.
Os representantes do Comitê Mundial de Grappling, também estiveram presentes e aprovaram o curso. "Em nenhum local onde este mesmo curso foi realizado, tivemos tantas perguntas inteligentes e pertinentes. Além disso, ter a chance de treinar e ensinar as regras para alguns dos melhores Grapplers do mundo foi inesquecível", comentou Jason Townsend, membro do Comitê de Grappling da FILA. Os Campeonatos Nacionais abertos da CBLA serão realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, nos dias 4 e 5 de agosto e 11 e 12 do mesmo mês.
A CBLA ainda poderá realizar um terceiro evento em Brasília (DF), que assim como os eventos do Rio e São Paulo, também classificaria os vencedores para a seletiva que vai compor a seleção brasileira de Grappling deste ano. Maiores informações podem ser conseguidas através do Departamento Nacional de Grappling da CBLA no e-mail info@cbla.com.br.