No último fim de semana, nos dias 21 e 22 de abril, aconteceu em Costa Rica a 1ª Copa Costa Rica de Fisiculturismo. O evento, realizado pela IFBBMS (Federação de Culturismo e Fitness do Mato Grosso do Sul), contou com apoio do Governo Municipal, através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e aconteceu no Auditório Valdir Justino de Almeida, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, destacou a importância do evento para a cidade e para os atletas. Já o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, ressaltou o apoio da prefeitura para a realização da competição e para o incentivo ao esporte na cidade.
Para os estreantes, a competição foi uma oportunidade ideal para disputar um evento da IFBB. Destaque para o atleta costarriquense Carlos Silva Venturini, que participou das provas da 1ª Copa Costa Rica de Fisiculturismo. Ele competiu nas categorias Fisiculturismo – Master ficando em 1º lugar; Classic Physique até 1.75, 1º lugar; Overall Classic Physique, em 2º lugar; Senior até 85kg, 2º lugar, que mostrou sua habilidade e dedicação ao esporte.
Os outros atletas de Costa Rica que foram destaque foram: Jefferson Borges foi primeiro lugar nas categorias, Overall Classic Physique Classic e Physique acima 1.75, além de Diogo Abreu Guimarães.
A competição contou com diversas categorias, como Fisiculturismo Master – Única; Fisiculturismo Sênior- até 85kg; Fisiculturismo Sênior- acima de 85kg; Fisiculturismo – Overall; Wellness Fitness – Única; Bikini Fitness – Única; Mens Physique - até 1,75cm; Mens Physique - acima de 1,75cm; Mens Physique- Overall; Classic Physique - até 1,75cm; Classic Physique - acima de 1,75cm; Classic Physique Overall e Muscular Mens Physique – Única. O evento substituiu o Open Pantanal e os campeões de cada categoria têm vaga garantida para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em Belo Horizonte (MG), em julho.
O sucesso da 1ª Copa Costa Rica de Fisiculturismo já garante a expectativa da realização de novas edições da competição nos próximos anos.