O Projeto Xadrez para Todos é uma promoção da Prefeitura Municipal de Corumbá através da Fundação de Esportes de Corumbá, com apoio do Governo Popular, da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer - Sejel, e Funfo de Investimento Esportivo - Fie.
Têm por objetivo promover a integração de escolares, acadêmicos e comunidade em geral, elevando o intercâmbio sócio-desportivo em participar de competições visando o aprimoramneto técnico, moral e intelectual preparando para representar nossa cidade à nível estadual, nacional e internacional.
A importancia de desenvolver uma forma de operação da inteligência de modo a organizar e ampliar a capacidade criativa para tomada de decisões, estimulando o raciocínio, a paciência, a vontade de vencer e auto-estima.
O projeto será implantado em estabelecimentos de ensino denominado pólos, sendo eles:
E.M. José de Souza Damy - segunda-feira - das 17h15 às 19h15 - Bairro Cristo Redentor
E.M. Caic - Pe. Ernesto Sassida - terça-feira - das 16h30 às 18h30 - Bairro Dom Bosco ;
E.M. Pedro Paulo de Medeiros - quarta-feira - das 17h15 às 19h15 - Centro
Escola Neusa Assad Malta-ENAM - sexta-feira - das 15h30 às 18h30 - Centro
E.M. Ângela Maria Pérez - sábado - das 09h às 11h - Bairro Guarani ;
Obra Social Madre Mazarello - - sábado - das 09h às 11h - Bairro Aeroporto.
O projeto será desenvolvido pelo professor Augusto Cesar Samaniego, do Clube de Xadrez Pantanal.
O Projeto visa atender inicialmente a 200 crianças da rede pública de ensino com iniciação e aprendizagem da modalidade através de seus polos, e na região central (ENAM) funcionará o centro de aperfeiçoamento e treinamento para competições.
A solenidade de lançamento será no dia 09/12 as 16:00hs no Ginásio Poliesportivo, com a presença do Presidente da Federação de Xadrez de Mato Grosso do Sul, Orlando Silvestre Filho, quando neste dia será realizado a última etapa do Festival Solidario de Xadrez, uma parceria entre a Prefeitura Municipal-Funec e Clube de Xadrez Pantanal, que visa desenvolver o esporte e a solidariedade, pois para participar da etapa o enxadrista deve doar 2Kg de alimento não-perecivel, que ao fim da etapa é doado a uma entidade filantrópica.