Corumbá (MS) - O Clube de Xadrez Pantanal (Cxp) e a Prefeitura Municipal através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), segue trabalhando na formação de enxadristas que a cada a ano ganham maior destaque no cenário estadual, criando uma sadia rivalidade com os jogadores campo-grandenses.
Neste ano, o Cxp iniciou sua temporada no dia 9 de janeiro, com um treinamento de seis horas por semana.
Até o provável duelo contra os atletas da Capital e de várias partes do Estado, serão disputadas 10 etapas do II Festival Solidário de Xadrez 2006, com objetivo de formar uma forte delegação para representar bem Corumbá.
Os Campeonatos Estaduais nas Categorias de Menores (da Juventude e Juvenil) distribuirá 12 títulos e acontece nos dias 18 e 19 de março em Campo Grande.
Histórico - A rivalidade nas categorias de base teve início no ano 2000, quando Campo Grande conquistou sete títulos contra três títulos de Corumbá. Em 2001, Corumbá deu o troco conquistando seis títulos contra quatro de Campo Grande e um de Dourados. Já em 2002, Corumbá conquistou treze títulos contra seis de Campo Grande, a maior diferença até agora.
No ano de 2003, Campo Grande conquista onze títulos contra nove de Corumbá. No ano de 2004, os campo-grandenses conquistaram onze títulos contra oito dos corumbaenses e cinco títulos dos três-lagoenses. Por fim, no ano passado, Campo Grande conquistou dez títulos contra cinco de Corumbá e sete de Três Lagoas.
Após seis temporadas de rivalidade, a Federação distribuiu 106 títulos estaduais nas categorias de base, onde Campo Grande conquistou 49 títulos, Corumbá 44, Três Lagoas 12 e Dourados um título.