Paris (França) - A McLaren bem que tentou reverter a decisão dos comissários do Grande Prêmio da Bélgica, mas a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) rejeitou o recurso da equipe para tentar reaver a vitória de Lewis Hamilton em Spa. O veredicto sobre o caso foi dado nesta terça-feira em Paris, onde fica a Corte de Apelações da entidade.
A FIA informou a decisão através do seguinte comunicado à imprensa. "O artigo 152 do Código Esportivo Internacional estabelece que penalizações por drive-through não são 'suscetíveis à apelação'. Tendo ouvido as explicações das partes, a Corte concluiu que a apelação é inadmissível".
A decisão, conforme explicou a entidade que regula a Fórmula 1, confirma o que está previsto no regulamento. Hamilton se encaixa nesse caso por ter ultrapassado Kimi Raikkonen quando faltavam menos de cinco voltas para o fim da prova. Desse modo, não havia tempo suficiente para o representante da McLaren ser punido com uma passagem pelos boxes, o que fez com que ele fosse penalizado com a adição de 25 segundos ao seu tempo total de corrida.
Sabendo disso, tentar provar a validade do recurso era a primeira batalha nos tribunais da McLaren, cujo advogado Mark Philips lançou mão até do diálogo ocorrido no momento do incidente entre Hamilton e Raikkonen, que mostra o diretor do Grande Prêmio da Bélgica Charlie Whiting aprovando a manobra do piloto inglês, na tentativa de mudar a definição tomada pelos comissários.
No entanto, devido ao fato de que o recurso nem sequer tenha sido considerado admissível, a acirrada disputa pelo título da Fórmula 1 continuará como está. Isso significa que Hamilton, que segue apenas com o terceiro lugar em Spa, mantém a soma de 78 pontos, tendo um de vantagem para o brasileiro Felipe Massa na classificação do Mundial de Pilotos.