Curitiba (PR) - Virtualmente na primeira divisão, o torcedor do Coritiba ainda espera pela matemática para gritar a plenos pulmões que já está na primeira divisão. Uma vitória contra a Ponte Preta associada a uma derrota do Criciúma e a um tropeço do Fortaleza garante o Alviverde oficialmente na elite do futebol brasileiro em 2008. Mas nada disso vai mudar a postura do time, que quer manter o ritmo para buscar o título também. Para isso, o técnico René Simões muda a equipe. O confronto contra a Macaca está programado para as 20h30, no Moisés Lucarelli.
"Estamos trabalhando o jogo da Ponte Preta. Temos que pensar apenas nesse jogo e depois a gente vê o que pode acontecer", aponta o treinador. Para René, independente dos números, a equipe tem que pensar em conquistas maiores e, se isso acontecer, a ascensão vem naturalmente. "Não podemos entrar na euforia do torcedor. Temos que manter a humildade para chegarmos ao nosso objetivo", destaca o volante Douglas Silva. Ele garante que o time está no caminho certo, mas não pode vacilar. "A gente tem que pensar jogo a jogo", diz.
No entanto, só uma catástrofe tira a vaga do Coxa na Série A do ano que vem. Com 61 pontos e apenas 18 a disputar, os principais concorrentes teriam que fazer o que não fizeram até aqui para alcançar o time do Alto da Glória. Mesmo assim, como os números ainda não garantem, ninguém quer dar chance ao azar. "O importante é a gente não perder", ressalta Douglas.
Pelo sim, pelo não, o técnico do Coritiba sabe que o time não precisa ir para o sacrifício contra a Ponte e vai poupar o atacante douradense Keirrison. "Ele acabou o jogo contra o Barueri muito cansado, o Gustavo também, mas acho que o Gustavo ainda agüenta e vai pro jogo. Não podemos nos arriscar a ficar sem mais um centroavante para os próximos jogos", justifica René. Segundo ele, como Edmílson e Hugo já estão no estaleiro, o melhor é poupar Keirrison dessa maratona de jogos.
Assim, Henrique Dias ganha nova oportunidade. As outras alterações ocorrem por cartão. Enquanto Henrique volta ao time, depois de cumprir suspensão, no lugar de Leandro (que não fica no banco por estar machucado), Gilberto Flores entra na ala direita, porque Ivo levou o terceiro cartão amarelo. Ainda na meia, Ricardinho sente dores musculares e pode ser substituído por Caíco.