Belo Horizonte (MG) - A temporada 2007 da Copa do Mundo em piscina curta termina neste final de semana, em Belo Horizonte (MG). A partir desta sexta-feira, alguns dos melhores nadadores do mundo enfrentam-se na Super Final para definir quem será o campeão do circuito. As eliminatórias começam nesta sexta-feira, a partir das 17 horas, no Minas Tênis Clube. A competição também terá a presença do sul-mato-grossense Lucas Kanieski.
Menos de uma semana após tirar do norte-americano Michael Phelps o recorde mundial nos 200m medley, em Berlim, Thiago Pereira volta competir, desta vez com o apoio da torcida. O Brasil, aliás, terá dois recordistas mundiais na etapa.
Além de Thiago, Kaio Márcio, recordista nos 50m borboleta, também competirá na capital mineira. Mas os destaques do torneio não param aí.
Líder da classificação, o norte-americano Randall Bal tem reinado absoluto em suas provas (50m, 100m e 200m costas). Com elas, conquistou 18 medalhas de ouro nas seis etapas já disputadas da Copa.
Confirmado em Belo Horizonte, ele chega com 136 pontos e sem que seu principal adversário, o sueco Stefan Nystrand (101) tenha confirmado presença em Minas. O terceiro colocado (65 pontos), Nikolay Skvortsov, da Rússia, também não nadará no Brasil.
Melhor para Thiago. Quarto na classificação, ele soma 56 pontos e tem chances de subir até a vice- liderança para fechar o ano. Isso porque na Super Final a pontuação por resultado nas provas é dobrada. Apesar de toda a expectativa em torno de sua participação, o nadador nascido em Volta Redonda prefere controlar a ansiedade sem promessas de recorde.
"Espero nadar bem e vencer algumas provas. Não vou prometer novos recordes, mas treinei o máximo que pude para vencer. A gripe já é passado e agora é só cair na água", diz, fazendo referência a seu estado quando bateu o recorde mundial. Durante a preparação, ele também machucou o pé, mas garante que todos estes problemas são passado.
A marca mundial era um sonho acalentado, que chegou de surpresa e deu fôlego novo a seus projetos. \'por serem minhas primeiras competições internacionais após o Pan (as etapas de Estocolmo e Berlim), fiquei um pouco surpreso. A gente sempre sonha com um recorde mundial. E ele chegou numa boa hora para mim, pois estou iniciando meu planejamento para Pequim e agora estarei ainda mais motivado\', afirma. \'Aqui em Belo Horizonte, espero nadar bem de novo e fazer resultados importantes para minha carreira e para o Brasil\'.
No reencontro com a torcida mineira, Thiago incluirá uma prova que não disputou nas etapas anteriores: os 200m livre. Segundo seu técnico, Fernando Vanzella, o objetivo é garantir mais pontos para o ranqueamento mundial e ajudar em seu treinamento no medley. "Nossa programação já previa uma prova no estilo livre, até para melhorar esse fundamento nas provas medley. Além disso, o Thiago pode somar mais pontos no ranking da Copa do Mundo", explica Vanzella.
Além do Brasil, 11 países estarão participando da Super Final: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos, Gana, Singapura, Suécia, Rússia e Turquia.
No feminino, os destaques são a sueca Therese Alshammar e a norte-americana Natalie Coughlin, respectivamente, líder (110 pontos) e segunda colocada (70) no ranking. Apesar de em desvantagem na soma de pontos, Coughlin já bateu um recorde mundial na temporada nos 100m costas, na etapa de Singapura. No total, foram cinco quebras de recordes na temporada, incluindo o de Thiago. Já a veterana Alshammar quer repetir a conquista de 2005/06.
No primeiro dia de competição serão disputadas as eliminatórias dos 800m livre fem / 100m livre masc / 200m livre fem/ 50m peito masc/ 100m peito fem/ 400m medley masc / 100m borboleta fem / 100m costas masc / 50m costas fem / 200m borboleta masc / 200m medley fem / 400m livre masc / 50m livre fem / 200m peito masc /100m medley masc / 200m costas fem / 50m borboleta masc.