Florianópolis (SC) - Disputando sua última competição em solo brasileiro, o catarinense Gustavo Kuerten preferiu não falar muito de seu primeiro adversário no Challenger de Florianópolis. Nesta segunda-feira, véspera da estréia diante do colombiano Carlos Salamanca (na terça-feira às 19 horas, de Brasília), o ex-número um do mundo ressaltou que o triunfo depende apenas de si mesmo, mas desde que contenha os nervos dentro de quadra.
"Hoje em dia, o adversário não importa muito e o jogo depende muito mais de mim", comentou Guga, que não possui pontos no ranking de entradas de simples da ATP. "O importante vai ser controlar toda essa ansiedade de jogar em casa. Preciso acalmar os nervos e não criar muita expectativa. Espero jogar legal e me conectar com a torcida, vibrando bastante e aproveitando essa oportunidade especial de me despedir em Florianópolis", complementou.
Guga aproveitou a sua última aparição oficial, no Masters Series de Miami, para justificar a necessidade de permanecer tranqüilo em quadra. "Percebi que tinha a oportunidade de ganhar o segundo set do (Sebastian) Grosjean e já comecei a pensar como seria a terceira parcial. Isso me atrapalhou", revelou o ex-número um do mundo, eliminado pelo francês na estréia por 6/1 e 7/5.
Sobre Salamanca, colombiano número 318 do mundo e que se apresentou diante da torcida brasileira no último final de semana no duelo com o Brasil pela Copa Davis, Guga evitou comentários mais profundos. "Não conheço muito sobre ele vi um pouco do seu jogo durante as duplas. Ele é canhoto, o que deixa o jogo um pouco diferente", analisou o número um.
Salamanca, vale lembrar, defendeu a Colômbia no jogo de duplas no sábado ao lado de Michael Quintero diante dos brasileiros Marcelo Melo e André Sá e saiu de quadra derrotado por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/3 e 6/1. No domingo, com a vitória verde e amarela já garantida, ele ainda foi derrotado por Thomaz Bellucci no quinto jogo por 6/4 e 7/5.
Aparição dupla - Além de competir na chave de simples em Floripa, Guga dará o ar da graça no torneio de duplas da capital catarinense. O tricampeão de Roland Garros atuará ao lado do juvenil Tiago Fernandes e estreará na quarta-feira, diante dos compatriotas Júlio Silva e Rogério Dutra Silva.