Terça-feira, 13 de maio de 2025, 19:17

Confiante, Guga embarca para Paraguai buscando uma 'prova real'

ge.net - 12 de nov de 2006 às 00:23 243 Views 0 Comentários
Confiante, Guga embarca para Paraguai buscando uma 'prova real'
São Paulo (SP) - Confiante, otimista, esperançoso. Nove meses após seu último jogo oficial, o catarinense Gustavo Kuerten, o Guga, volta à ativa disputando a etapa de Assunção da Copa Petrobrás de tênis. Na noite deste sábado, ele e o técnico Larri Passos embarcam para o Paraguai onde o brasileiro estréia na próxima semana, enfrentando o austríaco Reiner Eitzinger. A data do jogo ainda não está definida, mas pode ser na segunda ou terça-feira.

Aos 30 anos e depois de enfrentar duas cirurgias, ele confessa que está ansioso com o retorno, mas que não lhe falta convicção de que é possível voltar às quadras. "Fiquei bastante tempo fora e a ansiedade é normal, assim como a expectativa. Mas a cada dia tenho um momento mais feliz e o treinamento também tem ajudado. Agora é entrar lá e fazer o mais específico, ter a prova real de tudo que fiz na prática".

Tricampeão de Roland Garros considerado durante muito tempo o rei do saibro, o brasileiro não se incomoda em recomeçar a trajetória da base. Na Copa, ele não encontrará as principais estrelas do circuito atual. Mas não é esta sua preocupação no momento.

"O principal parâmetro sou eu mesmo, se estiver me sentindo bem. Vou enfrentar tenistas não tão conhecidos, mas com nível legal. Se for João ou José não importa. Toda partida é válida, já passei por todos os etágios de torneios e acredito que quanto mais volume de jogo mais vou acrescentar", destaca o atual número 1137 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), lembrando o tempo em que participava de pré-qualifyings.

O que Guga e seu treinador buscam em Assunção é a evolução. "O principal vai ser minha resposta dia a dia. O mais importante é conseguir uma sequência de jogos e o padrão de como vou me comportar", avalia com o aval do técnico. "Este é um torneio para termos um diagnóstico. Foram praticamente 42 dias (de treino) e ele teve cinco domingos em casa, relaxando. O Guga realmente botou a cara trabalhando e merece todo o respeito".

A decisão de voltar às competições foi uma surpresa até para a equipe que acompanha o tenista. "A decisão de jogar saiu na quinta-feira, às 6 horas da tarde", destaca Larri. "Depois do treino ele disse: o cansaço me venceu e o corpo respondeu. Ele queria trabalhar esta oportunidade", lembrou emocionado.

Guga atribui muito da vontade de retornar ao circuito à volta da parceria com o principal mentor de sua carreira. "Larri foi fundamental nestas sete semanas. Até uma semana atrás não tínhamos nenhum parâmetro e derepente conseguimos dar uma arrancada. O Larri tinha todo conhecimento a meu respeito e isso fez com que alcançasse vários atalhos".

Com uma recuperação elogiada pelo fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé, Guga também expressou sua confiança na retomada da antiga forma. "Fisicamente estou bem recuperado e confiante. A prova vou ter nesta semana, mas a adrenalina pode ser outro diferencial".

Além da chave de simples, o catarinense competirá nas duplas ao lado do mineiro Marcelo Melo, que também viaja esta noite. No Paraguai, Guga pode conquistar até 70 pontos para o ranking, isso se conseguir ser campeão do torneio.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?