Campo Grande (MS) - Começou na quinta-feira (23) o Curso de Formação de Árbitros de Karatê, no Ginásio Guanandizão. A Federação de Karatê Tokay-Kan, a Fundesporte através da Coordenadoria Pedagógica de Esporte e Lazer e a Federação de Karatê Tokay-kan, realizam em conjunto o curso, que vai até amanhã (26).
Na solenidade de abertura, Luiz Eduardo Farrel, presidente da Federação de Karatê Tokay-kan, disse que a realização deste curso é um sonho concretizado. Elisa Lanzarini, cordenadora pedagógica da Fundesporte, deu as boas vindas aos participantes do curso, que tem por objetivo capacitar profissionais e acadêmicos de Educação Física entre outros, para atuarem em suas comunidades, e em competições regionais como árbitros
O ministrante do curso de arbitragem é o sensei Wesley Matosinho Santana (árbitro internacional, reconhecido pela International Karate Organization Kyokushinkaikan/Branch Chief e pela International Karate Organization Kyokushinkaikan do Japão).
Já o doutor Paulo Flávio de Carvalho (advogado e filósofo), ministrará o curso de Ética Moral, Profissional e Desportiva. No dia 26, às 8h30, será realizado o curso prático, no qual os candidatos a árbitros de karatê serão avaliados.
Paralelo ao curso, acontece o 5º Campeonato Metropolitano de Karatê Tokay-Kan, no dia 26, às 8h30, no Guanandizão. Participam deste evento os atletas das academias da Capital e do interior do Estado. O torneio será classificatório para o Campeonato Estadual, que será realizado no mês de agosto de 2009, em Corumbá.