Começa amanhã, dia 16 de setembro, à partir das 15h, o Festival Solidário do Pantanal de Xadrez (FESPAX) que será disputado em 10 etapas, com as disputas na Escola Neusa Assad Malta (ENAM).
O objetivo é a pratica da solidariedade jogando xadrez. A taxa de inscrição é de 2 kilos de alimentos não-perecivéis (exceto sal), que serão doados a entidades filantrópicas de Corumbá. Após cinco etapas, os alimentos arrecadados será doado a uma entidade escolhida pela Funec.
A promoção é realização é da Federação Sul-Matogrossense de Xadrez e do Clube de Xadrez Pantanal e conta com apoio da Prefeitura, através da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC).
O sistema de disputa é o suíço em cinco rodadas com 15 minutos nocaute. A premiação será medalhas para o 1º ao 3º lugares Geral, melhor sub-10, sub-12, sub-14. O sistema de pontuação é a seguinte : 1º lugar - 10 pontos ; 2º lugar - 08 pontos ; 3º lugar - 06 pontos ; 4º lugar - 05 pontos ; 5º lugar - 04 pontos ; 6º lugar - 03 pontos ; 7º lugar - 02 pontos ; 8º lugar - 01 ponto.