Florianópolis (SC) - Os ares de casa fizeram bem a Gustavo Kuerten. Estreando no Challenger de Florianópolis, Guga voltou a vencer uma partida de simples depois de mais de um ano, ao bater, nesta terça-feira, o colombiano Carlos Salamanca por 2 sets a 0, com duplo 6/4.
Jogando em casa e com o apoio da torcida na turnê que marca sua despedida das quadras, mais uma vez Guga sofreu com as limitações físicas, principalmente o problema no quadril, mas diante de um adversário de pouca expressão - apenas o 318º colocado do ranking de entradas da ATP - o brasileiro voltou a sentir o gosto de uma vitória.
"Perdi o saque em momentos importantes, mas depois quebrei o saque do cara (Salamanca) e graças ao apoio da torcida consegui vencer. Se fosse em outro lugar sem essa intensidade não sei se venceria", declarou Guga, visivelmente emocionado ao Sportv.
Esta foi a primeira vitória de Guga em um jogo de simples desde fevereiro de 2007, quando havia derrotado o sul-africano Wesley Moddie no Torneio de Las Vegas. Com o triunfo, Guga voltará a aparecer no ranking individual da ATP, do qual está fora desde março.
"É um momento especial para mim. É uma felicidade ganhar aqui. Apesar de valer menos pontos (no ranking) e de ter mais facilidade com o adversário, considero uma das maiores vitórias", garantiu Guga, que na próxima rodada de simples, na quinta-feira, enfrentará o também brasileiro Franco Ferreiro.