Domingo, 18 de maio de 2025, 13:10

Com os reservas, seleção derrota Sérvia novamente em São Paulo

gazeta esportiva.net - 15 de jun de 2008 às 22:42 201 Views 0 Comentários
Com os reservas, seleção derrota Sérvia novamente em São Paulo

São Paulo (SP) - Se no sábado, a equipe da Sérvia conseguiu dar muito trabalho para os titulares do Brasil, neste domingo os europeus quase fizeram o mesmo com os jogadores reservas do Brasil. Diante de um ginásio do Ibirapuera completamente lotado, a seleção brasileira masculina de vôlei mais uma vez passou sufoco, mas mostrou incrível poder de superação e venceu o duelo por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/19, 24/26, 25/23 e 15/11.

Depois do resultado apertado neste sábado (3 sets a 2), Bernardinho mudou boa parte do time para o segundo duelo contra os sérvios, deixando apenas o capitão Gustavo em quadra. No levantamento, Bruninho substituiu Marcelinho, enquanto Sidão entrou no lugar de André Heller no meio-de-rede. De volta à seleção, Nalbert ganhou uma chance, assim como Samuel. O veterano Anderson ficou com a vaga de André Nascimento.

Os reservas verde-amarelos até que apresentaram bons momentos na quadra, mas também viveram momentos de muita instabilidade. No terceiro set, por exemplo, o time chegou a estar com sete pontos de vantagem (16 a 09), mas permitiu a virada. A recuperação se deve totalmente ao forte saque dos adversários, que quebrou completamente o passe e, consequentemente, o ataque verde-amarelo.

O jogo parecia perdido quando os sérvios abriram 8 a 4 no quarto set, mas valeu então a experiência de três veteranos do Brasil: Gustavo, Anderson e Nalbert, que apesar de não estar no melhor de sua forma, foi o responsável pelo ponto que fechou a parcial. Empurrados pelos mais de 11 mil torcedores que compareceram ao Ibirapuera neste domingo, o time nacional então voou no tie-break e não deu outra chance para os adversários.

A Sérvia fez apenas uma modificação em seu elenco para este domingo, com a entrada do meio-de-rede Andrija Geric, uma das estrelas do time. Campeões olímpicos em 2000, o levantador e capitão do time Nikola Grbic continuou no banco, assim como o atacante Ivan Milijkovic. Na próxima rodada, o time encara a Venezuela, do técnico brasileiro Ricardo Navajas, em Caracas.

Já no time nacional volta a jogar no próximo final de semana, quando enfrenta duas vezes a França em Paris. Para estes jogos, o time deve ser mais ou menos o mesmo que entrou em quadra neste domingo, visto que a comissão técnica optou por levar apenas o time reserva para o exterior, enquanto os titulares ficarão treinando em Saquarema, litoral do Rio de Janeiro.

É importante ressaltar que, na prática, o resultado deste domingo pouco afeta a preparação brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim, já que, como sede, os campeões de Atenas-2004 possuem vaga garantida na fase final da Liga Mundial, que será disputada no mês que vem, no Rio de Janeiro.

O jogo - Animada com as complicações que proporcionou ao Brasil na estréia da Liga Mundial, a Sérvia tentou impor um bom ritmo em quadra e fez o primeiro ponto. Porém, desta vez os brasileiros entraram mais ligados na partida e passaram à frente pela primeira vez em um ataque fora dos rivais: 4 a 3. Na sequência, um bloqueio ampliou ainda mais a vantagem.

Um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira, Nalbert conseguiu um belo ataque para marcar 7 a 4 e não escondeu o sorriso. Depois de reclamar do saque na partida do sábado, Gustavo mostrou que ele fora o primeiro a assimilar a lição e com um ace fez 8 a 4. Foi aí que os europeus passaram a não encarar o bloqueio verde-amarelo de frente, ao mesmo tempo em que arrumaram sua própria muralha e, ao pararem Anderson, chegaram ao 12 a 11.

O empate chegou em uma bola fora de Nalbert, logo compensada por uma bonita jogada de segunda de Bruninho: 15 a 14. Entretanto, duas bobeadas da defesa brasileira, desatenta na hora de pegar bolas voltadas do bloqueio, fizeram com que os sérvios retomassem a dianteira do placar: 16 a 15.

O set seguiu equilibrado, até que uma bola passada através do bloqueio de Gustavo e Nalbert e uma bola devolvida de graça por Samuel deixaram a Sérvia próxima da vitória: 23 a 21. O mesmo ponteiro, com uma bela cortada da linha de três, ainda salvou o primeiro set point, mas, no ataque seguinte, Milos Niic colocou a bola no chão e fechou o primeiro set em 25 a 23.

No segundo set, o Brasil logo pulou à frente com um ponto de Anderson explorando o bloqueio e um erro de ataque de Nikola Kovacevic, que acertou a bola na antena: 4 a 2. Bernardinho ainda teve tempo de reclamar de uma suposta invasão da Sérvia, antes de a etapa se interrompida pela primeira vez em 8 a 6.

Na volta, a Sérvia encostou no placar, mas o experiente Geric foi bloqueado e o Brasil fez 10 a 09. Samuel ainda conseguiria um ace se não tivesse pisado na linha, mas não conseguiu apliar a vantagem. Foi aí que o bloqueio do Brasil apareceu: melhor jogador da Sérvia neste final de semana, o oposto Sasa Starovic, de 19 anos, não passou pelo paredão formado por Anderson, Sidão e Nalbert. Na sequência, o meio-de-rede conseguiu um novo bloqueio e fez 15 a 12.

O lances foram decisivos para a definição da etapa. Um ace de Gustavo, depois de um belo bloqueio, deu o primeiro set point ao Brasil: 24 a 17. A Sérvia ainda tentou se manter viva no jogo com dois pontos seguidos, mas Nalbert tratou de fechar a parcial em uma cortada na diagonal.

A terceira etapa começou com um novo bloqueio do Brasil, desta vez de Sidão. Os times então passaram a trocar pontos, até que Gustavo entrou no saque e os donos da casa conseguiram marcar seis pontos na sequência, incluindo um ace e um bloqueio de Bruninho e Sidão em cima de Starovic: 10 a 4.

O bom placar não impediu que Bernardinho ficasse louco da vida depois de uma bobeada entre Nalbert e Escadinha, que se confudiram na hora de fazer uma defesa e deram um ponto de graça para os adversários. A falha, porém, não abateu o time verde-amarelo. De primeira, Samuel tratou de colocar o placar em 16 a 09.

Porém, a Sérvia mostrou que não estava morta na etapa e, aos poucos, foi se aproximando no placar. Apesar de algumas marcações duvidosas da arbitragem o fato é que o ataque do Brasil parou de funcionar e a Sérvia chegou ao empate em 23 a 23. Bernardinho ainda tentou parar o jogo em duas oportunidades, mas os atacantes do Brasil seguiram parando no bloqueio do adversário e a Sérvia venceu por 26 a 24.

Com a moral em alta, os sérvios começaram a quarta etapa com tudo e logo abriram 3 a 0. Bernardinho voltou a pedir tempo e, desta vez, o time reagiu chegando aos 4 a 3. O problema é que os donos da casa seguiram errando muito e os visitantes logo recuperaram a ampla vantagem, fazendo 8 a 4.

Foi aí que Gustavo entrou no saque novamente e aí foi a vez de os brasileiros buscarem o placar, para delírio do público que lotou o ginásio do Ibirapuera: 10 a 10. Com um bloqueio, o capitão brasileiro também foi o responsável por colocar o time nacional pela primeira vez à frente no set, marcando o ponto de número 13.

Em alguns momentos, entretanto, a falta de ritmo ficou evidente mais uma vez, com Bruninho errando o tempo de bola para Gustavo - o incidente fez com que parte da torcida paulista pedisse por Marcelinho, mas o técnico Bernardinho não ligou para as críticas e manteve o levantador em quadra até a inversão.

Quando a coisa parecia se complicar, Nalbert salvou um ataque dando um toquinho de vôlei de praia: 21 a 19. A Sérvia, entretanto, chegou ao empate em um bola fora de Gustavo e empatou em 22 a 22. Bernardinho até tentou tirar uma carta da manga, também colocando Murilo em quadra na inversão, mas quem resolveu mesmo foi Nalbert, que cravou a bola no chão para fazer 25 a 23.

Embalado, o Brasil logo abriu 4 a 0 no tie-break e, com um potente saque, não deixou que os europeus tivessem nova oportunidade de vencer a partida. Sem suportar a pressão, o time reserva da Sérvia passou a errar ataque fáceis, facilitando as coisas para os brasileiros. Sem mais problemas, o time de Bernadinho precisou apenas virar seus ataques para chegar à vitória com um erro de saque de Geric.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?