Paris (França) - Marcos Daniel vai jogar Roland Garros. Pelo terceiro ano seguido, o tenista de Passo Fundo furou o qualifying do Grand Slam jogado em quadras de saibro e garantiu uma vaga na chave principal. Nesta Manhã em Paris, o gaúcho superou o argentino Mariano Zabaleta, cabeça-de-chave 1 do quali, em um duríssimo jogo com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4, em mais de duas horas e meia.
O duelo foi uma verdadeira batalha. Disputados, os dois primeiros sets marcaram momentos de altos e baixos para os dois tenistas, e a partida foi decidida só na terceira parcial. Daniel foi quebrado já no primeiro game do último set, mas mostrou muita garra e conseguiu empatar o jogo. Longa e equilibrada, a etapa decisiva só terminou no décimo game, quando o gaúcho quebrou Zabaleta mais uma vez e selou a suada vitória.
Daniel disputou o Aberto da França nos dois últimos anos, mas nunca passou da primeira fase. Em 2005, perdeu na estréia para o croata Mario Ancic. No ano passado, foi eliminado na primeira rodada pelo francês Mathieu Montcourt.
O gaúcho, número 169 do mundo, manteve a tradição brasileira de colocar ao menos um tenista na chave principal de Roland Garros desde 1973. Júlio Silva também pode disputar o cobiçado Grand Slam se vencer nesta sexta-feira o chileno Paul Capdeville.