Brusque (SC) - No primeiro amistoso preparatório para os Jogos Pan-americanos, a seleção brasileira feminina de vôlei deixou uma ótima impressão. Com bom desempenho no bloqueio e na defesa, a atual vice-campeã mundial venceu nesta terça-feira a Sérvia por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/9 e 25/17, na Arena Multiuso, em Brusque, interior catarinense.
No Pan do Rio de Janeiro, o Brasil está no grupo A, ao lado de República Dominicana, Peru e México. A estréia do time de José Roberto Guimarães acontece dia 14 de julho contra as peruanas.
Nos próximos dias, brasileiras e sérvias realizam mais três amistosos. Nesta quinta-feira, o jogo acontece em Jaraguá do Sul. No sábado e domingo, as partidas estão marcadas para o ginásio do Maracanãzinho, um dos palcos do Pan.
Com a presença de Mari na vaga de Sheila, as brasileiras iniciaram o primeiro set demonstrando ampla superioridade. A postura de insistir nas bolas altas por parte da Sérvia facilitou o trabalho de bloqueio da equipe de José Roberto Guimarães, que fechou a parcial em 25 a 14.
No segundo set, o Brasil continuou em ritmo forte e, logo no início, fez três pontos consecutivos. A partir daí, as sérvias ficaram perdidas em quadra e abusaram nos erros. Sem dificuldade, as donas da casa precisaram de apenas 16 minutos para vencer por 25 a 9.
Observando a superioridade de seu time em quadra, José Roberto Guimarães resolveu fazer alterações no terceiro set. Entraram as ponteiras Érika, que retorna à seleção após mais de dois anos, e Regiane, além da levantadora Carol e a oposto Sheila. Em ritmo de treino, as brasileiras definiram a partida com a vitória no terceiro set: 25 a 17.