Verona (Itália) - Tentando afastar a decepção dos Jogos Pan-americanos, a seleção brasileira entrarou em quadra neste sábado, pela segunda rodada do Grand Prix de vôlei, e confirmou que a derrota para Cuba na final do Rio-2007 foi resultado de desequilíbrio emocional. Diante de Taiwan, em confronto realizado na cidade de Verona, as meninas comandadas pelo técnico Zé Roberto venceram com tranqüilidade por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/9 e 25/13.
Apesar do resultado positivo, o Brasil entrou em quadra demonstrando falta de entrosamento e errando bastante nos ataques. Com isso, as asiáticas conseguiram permanecer encostadas no placar. As duas seleções, aliás, não se enfrentaram na edição de 2006 da competição, fator que prejudicou as atletas nacionais no início da partida.
Depois do começo apertado, o Brasil conseguiu impor um ritmo mais veloz ao jogo e abriu uma diferença de sete pontos. No entanto, a dificuldade de fechar o primeiro set ainda persistiu. A equipe nacional perdeu cinco oportunidades de abrir 1 a 0 nos marcadores, mas acabou fechando a disputa em 25/19.
Com maior volume de jogo, as brasileiras começaram o segundo set de maneira arrasadora. Atacando principalmente pelas pontas e contando com belas defesas nas coberturas dos contra-ataques, o Brasil chegou facilmente ao triunfo: 25/9.
Taiwan, que já havia perdido na estréia para a Itália, não apresentou nenhuma resistência na disputa seguinte. Zé Roberto manteve a mesma tática agressiva e, dependendo bastante dos pontos de bloqueio, comandou a sua equipe a uma vitória fácil, com a última parcial de 25 a 13.