Denver (Estados Unidos) - Um bom duelo brasileiro marcou a rodada de sábado da NBA. O Phoenix Suns, de Leandrinho, não foi páreo para a boa fase que atravessa o Denver Nuggets, do pivô Nenê Hilário, e foi derrotado, fora de casa, por 131 a 107, em prévia de um confronto que pode ocorrer na primeira rodada dos playoffs.
Se nas estatísticas, Leandrinho foi superior, sendo o principal cestinha do Phoenix, em quadra Nenê levou ampla vantagem, com o Denver abrindo grande vantagem a cada quarto. A equipe chegou ao último período com 38 pontos de frente, quando uma breve reação dos Suns impediu um vexame maior.
Fazendo um jogo sólido de garrafão, e enfrentando um dos melhores pivôs da NBA (Amare Stoudemire), Nenê ficou entre os destaques, conseguindo um "double-double" (quando um jogador atinge dois dígitos em duas estatísticas), com 14 pontos e dez rebotes.
Mas coube ao astro Allen Iverson, que chegou ao time nesta temporada, fazer a diferença. Ele acertou 16 dos 22 arremessos de quadra e terminou o jogo com 44 pontos, cinco rebotes e 15 assistências. O ala Carmelo Anthony também teve boa atuação, com 29 pontos e oito rebotes.
Com a quarta vitória consecutiva, o Denver assumiu a sexta colocação da Conferência Oeste, com 33 vitórias e 31 derrotas, uma campanha parecida com a do Los Angeles Lakers, que está em sétimo.
O Phoenix, por sua vez, somou a segunda derrota seguida, e vai perdendo a esperança de encostar no líder Dallas Mavericks. O time do Arizona tem 50 vitórias em 66 partidas, enquanto os texanos somam 53 triunfos, mas apenas 11 derrotas.
Leandrinho, depois da atuação apagada de ontem, terminou o jogo com 25 pontos, acertando três arremessos da linha de três pontos. Ele ainda contribuiu com quatro rebotes, cinco assistências e duas bolas roubadas. Outro destaque foi o armador Steve Nash, com 15 pontos e dez assistências.
Quem entrou de vez na zona de classificação no Oeste foi o Golden State Warriors. A equipe derrotou o Seattle Supersonics, fora de casa, por 99 a 98 e somou a terceira vitória consecutiva. O triunfo foi conquistado graças a uma cesta de três pontos de Baron Davis a dois segundos do fim.
Agora, os Warriors somam 32 vitórias em 68 partidas, duas a mais que o Los Angeles Clippers, sua principal ameaça. Baron Davis terminou com 19 pontos, mas não foi o destaque do time. O melhor foi Jason Richardson, com 23 pontos, três rebotes e três assistências.
Os Warriors começaram a se distanciar também por causa da derrota do New Orleans Hornets para o Washington Wizards por 125 a 103. A equipe parou com 29 vitórias e precisa de uma reação rápida para pensar em ir aos playoffs. O Sacramento Kings, por sua vez, reagiu ao bater o Orlando Magic por 95 a 83 e também chegou a 29 vitórias.