Teresópolis (RJ) - Ainda se recuperando de uma lesão no tornozelo esquerdo, o atacante Robinho foi a principal ausência da seleção brasileira em seu primeiro treinamento antes de encarar a Colômbia, em Bogotá, na estréia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Nesta terça-feira, aliás, a comissão técnica verde e amarela decidiu poupar os jogadores e optou por realizar apenas uma restauração física entre os atletas.
Robinho recebeu uma pancada no tornozelo esquerdo em 30 de setembro, quando o Real Madrid encarou o Getafe, pela sexta rodada do Campeonato Espanhol. Com muitas dores, o brasileiro deixou os gramados e foi substituído pelo compatriota Júlio Baptista. Desde então, o camisa dez vem sentindo fortes dores no local e vem desfalcando o time merengue.
Na seleção não foi diferente. Robinho participou apenas da primeira etapa dos treinamentos: os treinos musculares. Na segunda parte, quando os demais jogadores deram trotes leves em volta do gramado, o atleta do Real foi poupado. Sua real condição física só será definida na quarta-feira pelo médico José Luiz Runco.
"Em função de o Robinho não ter participado dos últimos jogos do Real Madrid, o Runco vai fazer uma avaliação melhor amanhã (quarta)", disse o preparador Paulo Paixão. "A idéia é fazer uma reavaliação física para só então ver a gravidade da lesão. Mas vamos esperar para o Runco avaliar melhor", completou.
Como a maioria do grupo foi obrigada a atravessar o Oceano Atlântico para se apresentar à seleção brasileira e se desgastou ao longo da viagem, Dunga optou por não realizar um treino puxado na Granja Comary nesta terça. Na quarta, porém, os jogadores trabalharão em dois períodos e o comandante nacional deverá realizar o primeiro treino tático visando ao duelo contra a Colômbia, no domingo.