Sorocaba (SP) - Tenista número um do Brasil, Marcos Daniel não sentiu a pressão de entrar em quadra com a Colômbia em vantagem no confronto pela última rodada do Zonal Americano da Copa Davis nesta sexta-feira. Diante do pouco conhecido Juan Sebastian Cabal, o gaúcho 91º do mundo vencia tranqüilamente a partida até o adversário abandonar a disputa, alegando uma contusão no pé direito, e permitir o empate na disputa por 1 a 1.
Depois de ver Thomaz Bellucci sofrer uma virada diante de Santiago Giraldo e perder a primeira partida por 3 sets a 2, Daniel não tinha problemas para superar Cabal, que figura na modesta colocação de número 291 do ranking de entradas da ATP. Apesar da desistência do colombiano, o brasileiro vencia a disputa por 1 sets a 0, com 6/1, e tinha 5/1 na segunda etapa.
Foi a terceira partida do gaúcho de Passo Fundo em Copas Davis e a segunda vitória. Antes de bater Cabal, Daniel havia conquistado seu primeiro triunfo nas duplas, atuando ao lado de André Sá em 2006, diante dos equatorianos Nicolas Lapentti e Carlos Avellan. Em sua estréia na competição, em 2004 contra o Paraguai, o brasileiro top 100 fora batido por Francisco Rodriguez por 3 sets a 2, com longas parciais de 6/4, 1/6, 2/6, 6/4 e 11/9.
Com o placar de 1 a 1 na disputa, os dois países voltam à ativa na manhã deste sábado, com a partida de duplas entre os brasileiros Marcelo Melo e André Sá contra Carlos Samanca e Michael Quintero, programada para começar às 11 horas (de Brasília). Já Daniel entra em ação às 10 horas de domingo, para o quarto jogo da série contra Giraldo.
Além disso, o gaúcho conquistou o seu segundo resultado positivo no duelo pessoal com Cabal. O único confronto entre os dois antes da Davis havia sido travado nas quartas-de-final do Challenger de Bogotá, na Colômbia, e vencido pelo brasileiro por fáceis 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2.
Jogo rápido - Mesmo com a pressão sobre si por causa da derrota de Bellucci, Marcos Daniel não deu mostras de nervosismo diante de Cabal. Pelo contrário: logo de cara, o representante nacional quebrou duas vezes o serviço do colombiano, nos segundo e quarto games de jogo, e rapidamente abriu uma consistente vantagem de 4/0 no placar.
Com uma boa diferença no placar, o gaúcho apenas precisou conduzir o set até o seu fim. Depois de 'permitir' que Cabal faturasse seu primeiro game na disputa, Daniel confirmou o 1 a 0 no marcador com a parcial de 6/1.
O ritmo de Marcos Daniel não diminuiu no segundo set, e o tenista da casa derrubou o saque de Cabal logo de cara. O brasileiro ainda aplicou mais uma quebra no quinto game e abriu 4/1 no marcador.
O momento de mais dificuldade para o representante nacional foi no sexto game, quando precisou reverter um break point de Cabal para chegar a 5/1. Na seqüência, Cabal, que já dava mostra de dores no pé direito com leves manquitoladas, abandonou a disputa e deu a vitória ao Brasil.