COB abre votação na internet para eleger atleta brasileiro 2008

cob - 24 de nov de 2008 às 17:40 179 Views 0 Comentários
COB abre votação na internet para eleger atleta brasileiro 2008

Quem será eleito o melhor atleta brasileiro do ano? A partir desta terça-feira, dia 25, o público já poderá eleger os melhores atletas de 2008. A votação, via Internet, através do site www.premiobrasilolimpico.com.br, ou com link no site do Comitê Olímpico Brasileiro (www.cob.org.br), vai até o dia 15 de dezembro. Os concorrentes masculinos são o nadador César Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Robert Scheidt. No feminino, disputam a judoca Ketleyn Quadros, a saltadora em distância Maurren Maggi e a lutadora de taekwondo Natália Falavigna. Os vencedores serão homenageados na festa do Prêmio Brasil Olímpico 2008, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro, no dia 16 de dezembro. Em 2007 os vencedores foram a ginasta Jade Barbosa e o nadador Thiago Pereira.

A escolha dos destaques do ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas, ex-atletas e personalidades do esporte, com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica. Este mesmo colégio eleitoral escolheu o melhor atleta em cada uma das 43 modalidades em disputa (ver lista abaixo).

Perfil dos concorrentes

César Cielo - Natural de Santa Bárbara D\\\\\\\'Oeste (SP), César Cielo entrou para a história ao conquistar a medalha de ouro nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim com apenas 21 anos, tornando-se o primeiro campeão olímpico da natação brasileira. Com 21s30, apenas dois centésimos acima da melhor marca mundial, o brasileiro quebrou o recorde olímpico da prova. Ainda em Pequim, nos 100m livre, o atleta garantiu o bronze, com o tempo de 47s67, estabelecendo novo recorde sul-americano. As conquistas de Cielo em 2008 não se restringiram apenas aos Jogos Olímpicos. No GP do Missouri (EUA), em fevereiro, Cielo foi ouro nos 50m e 100m livre. No GP de Columbia (EUA) também venceu os 50m e 100m livre. Foi ainda medalha de ouro nos 50m e 100m livre na etapa de abertura do Circuito 2008 da Copa do Mundo de Natação, em Belo Horizonte.

Diego Hypólito - O ano de 2008 foi de fortes emoções para o bicampeão mundial do solo, Diego Hypólito. Em sua preparação para os Jogos Olímpicos, o atleta teve de superar uma grave lesão no joelho e uma dengue. Recuperado, o ginasta conquistou o segundo lugar no solo na etapa de Moscou da Copa do Mundo e o título brasileiro interclubes no individual geral. Em agosto, em Pequim, alcançou o melhor resultado masculino na história da modalidade entre os atletas brasileiros. Em sua especialidade, o solo, Diego chegou à final com a melhor nota. Favorito, fazia uma apresentação perfeita até que, no último movimento, cometeu uma falha que o tirou do pódio. Apesar disso, o sexto lugar em sua estréia olímpica é um resultado inédito para a ginástica artística brasileira.

Robert Scheidt - Ao lado de Bruno Prada, Robert Scheidt conquistou nos Jogos Olímpicos de Pequim sua quarta medalha olímpica consecutiva, a primeira competindo na classe Star. Scheidt e Prada ficaram com a segunda colocação no pódio olímpico de Pequim. No início da competição, os brasileiros chegaram a estar na 11ª posição. Pouco a pouco foram se aproximando dos líderes. Em Pequim, Scheidt foi o porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos. Além da prata olímpica, o brasileiro conquistou, em junho, o título do Campeonato Europeu da Primavera, em Split, na Croácia. Em abril, ficou em 3º lugar no Mundial da Classe Star, em Miami. Terminou na 2ª colocação da Semana de Kiel, na Alemanha, em junho.

Ketleyn Quadros - Ao conquistar a medalha de bronze na categoria leve dos Jogos Olímpicos de Pequim, Ketleyn Quadros entrou para a história ao garantir a primeira medalha olímpica individual feminina do Brasil. Em 2008, a judoca brasiliense conquistou ainda a medalha de bronze do Campeonato Pan-americano de Miami e a prata na etapa brasileira da Copa do Mundo, realizada em Belo Horizonte (MG), onde mora e treina atualmente.

Maurren Maggi - O ano de 2008 nunca sairá da memória de Maurren Higa Maggi. No dia 22 de agosto, no Estádio Olímpico de Pequim, mais conhecido como Ninho de Pássaro, a atleta gravou definitivamente seu nome na história do esporte brasileiro. Com um salto de 7m04, Maurren conquistou a primeira medalha de ouro olímpica individual para as mulheres. Pouco tempo antes dos Jogos Olímpicos, Maurren já dava mostras de que seria uma das candidatas à medalha no salto em distância, ao ficar com a segunda colocação no Mundial Indoor, realizado em março, na cidade espanhola de Valência.

Natália Falavigna - A paranaense Natália Falavigna iniciou no esporte aos 13 anos e dois anos depois já foi campeã mundial júnior. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Natália conquistou o bronze, trazendo a primeira medalha brasileira na modalidade. Depois de perder numa semifinal decidida pela arbitragem, quando empatou com a rival norueguesa, a atleta de Londrina fez uma luta perfeita contra Kyriaki Kouvari, da Grécia na disputa do bronze, abrindo vantagem desde o início e terminando em 5 a 2. Em março, no Torneio Aberto da Alemanha, subiu no ponto mais alto do pódio. Em abril foi 3ª colocada no Aberto da Espanha.

Em sua décima edição - a primeira ocorreu em 1999, em São Paulo - o Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Este ano, devido à realização dos Jogos Olímpicos, todos os atletas que alcançaram as finais em Pequim receberão diplomas. Além dos prêmios para os melhores atletas do ano e os melhores por modalidade, o Prêmio Brasil Olímpico 2008 homenageará também o melhor técnico do ano (individual e coletivo), o melhor atleta paraolímpico do ano masculino e feminino, o melhor técnico paraolímpico, o melhor atleta das Olimpíadas Escolares e das Universitárias, além de conceder o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil.


Os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2008 por modalidade:

Atletismo - Maurren Higa Maggi
Badminton - Marina Jomori Eliezer
Basquete - Kelly da Silva Santos
Beisebol - Leandro Akira Hasegawa
Boxe - Washington Luiz da Silva
Canoagem Slalom - Poliana Aparecida de Paula
Canoagem Velocidade - Nivalter Santos de Jesus
Ciclismo BMX - Ana Flávia Sgobin
Ciclismo Estrada - Clemilda Fernandes
Ciclismo Mountain Bike - Rubens Donizete Valeriano
Ciclismo Pista - Maira Hendi de Moraes Barbosa
Desportos na Neve - Jhonatan Longhi
Desportos no Gelo - Ingrid Aparecida Amarante
Esgrima - Renzo Agresta
Futebol - Marta Vieira da Silva
Ginástica Artística - Diego Hypólito
Ginástica Rítmica - Nicole Muller
Ginástica Trampolim - Giovanna Venetiglio
Handebol - Maik Ferreira
Hipismo Adestramento - Rogério da Silva Clementino
Hipismo CCE - André Paro
Hipismo Saltos - Camila Mazza de Benedicto
Hóquei sobre grama / indoor - Lizandra Regina de Souza
Judô - Ketleyn Quadros
Levantamento de Peso - Rafael Lima de Andrade
Lutas - Rosângela Conceição
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação Sincronizada - Lara Puglia Teixeira
Natação - Cesar Cielo
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Pólo Aquático - Marina Canetti
Remo - Camila Carvalho
Santos Ornamentais - Hugo Parisi
Softbol - Jennifer Jisaka
Taekwondo - Natália Falavigna
Tênis - Thomaz Bellucci
Tênis de Mesa - Thiago Monteiro
Tiro com Arco - Luiz Gustavo Trainini
Tiro Esportivo - Julio Almeida
Triatlo - Mariana Ohata
Vela - Fernanda Oliveira
Vôlei de Praia - Larissa França
Voleibol - Hélia Rogério de Souza Pinto (Fofão)

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.