Campo Grande (MS) - A fórmula de disputa da Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense sofrerá mudanças a partir da temporada 2014, e os clubes já começaram a discutir novas propostas. Dirigentes dos 12 clubes da elite do futebol estadual estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 10, na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), para chegar a um consenso sobre o novo sistema da competição.
O esquema que vigorou nas edições 2012 e 2013, com dois grupos regionalizados de sete times na primeira fase, é um dos pontos que podem ser mantidos nas temporadas seguintes. Alguns dirigentes, porém, sugeriram alterações a partir da segunda fase.
"Acredito que podemos melhorar a segunda fase. Hoje temos uma sequência de três jogos no mata-mata, mas defendo a criação de uma segunda fase com dois grupos de quatro times jogando entre si, e com isso passariam quatro times para a semifinal, e dois para a final", argumenta o presidente do Cene, José Rodrigues.
O presidente do Aquidauanense, João Garcia, é favorável à segunda fase em formato de grupos, mas propõe uma fórmula de disputa ao estilo do campeonato carioca, em dois turnos: no primeiro, os times jogam entre si, e no segundo, confrontam-se com os adversários do outro grupo. Semifinal e final seriam mantidos, na avaliação do dirigente.
Outro ponto de acordo entre os clubes é a regionalização dos grupos na primeira fase. Times da região sul do estado seguiriam formando um grupo, enquanto que os da capital e da região norte formariam outro.
"Isso fortalece a rivalidade entre os times das cidades próximas, e também é a forma mais fácil e econômica para os clubes", opinou o presidente do Águia Negra, Iliê Vidal.
O Comercial apresentou uma proposta diferenciada: a primeira fase seria em grupo e turno únicos, e dos 14 times avançariam oito à segunda fase. Estes oito jogariam novamente entre si em turno e grupo únicos, até que os dois melhores passariam à final. O presidente do colorado, Luiz Carlos Cortes, reconhece que a proposta não ganhou a adesão imediata dos demais clubes, mas acredita que a reunião de trabalho tem sido produtiva.
Rebaixamento
A Série A estadual conta hoje com 14 equipes, mas a FFMS entende que esse número precisa ser reduzido a dez até a temporada 2016. Para tanto, quatro times devem ser rebaixados em 2014 e 2015, e apenas dois subiriam da Série B em cada um destes anos. O Estatuto de Defesa do Torcedor obriga que o regulamento seja mantido durante dois anos consecutivos.
A tendência de que a 'vitrine' do futebol fique cada vez menor deixa os dirigentes preocupados. Os clubes se uniram em torno da proposta de rever a meta de dez para 12 clubes em 2016.
"Isso é uma unanimidade entre a gente. A questão do rebaixamento está praticamente definida, devem mesmo cair quatro por ano. Mas queremos que sejam mantidos 12 times na elite", explicou o gerente de futebol do Maracaju, Adriano Vasques.
Ao término da reunião de trabalho na sede da FFMS, uma proposta final será redigida e levada à discussão com a emissora que detém os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense.