O presidente do Clube de Xadrez Pantanal, Augusto César Samaniego, criou a Executiva do Xadrez e Aluno do Mês, que têm como objetivo formar uma comissão permanente para as delegações que irão disputar o Prêmio Esporte MS 2006 e o título da temporada.
A Executiva do Xadrez, junto com a comunidade corumbaense envolvida a esta modalidade, promoverá promoções que darão oportunidades para enxadristas com um baixo poder aquisitivo. Segundo Augusto Samaniego, o xadrez corumbaense já provou que isto é possível realizando em 2002 duas promoções que originaram recursos para o fretamento de dois ônibus.
A executiva será formada pelos seguintes representantes: presidente Augusto César Samaniego, vice-presidente Silvio César Samaniego, coordenador para Assuntos Estratégicos Dr. Reinaldo Mano e outros dois cargos ainda estão sendo estudados. Os membros da executiva definiram em reunião que farão três promoções visando a arrecadação de aproximadamente R$ 3.000,00 para o 1º semestre de 2006.
A criação do "Aluno do Mês 2006" têm como objetivo desenvolver a prática do Xadrez, preencher o tempo ocioso e formar campeões para representar Corumbá no cenário estadual e nacional. O aluno do mês terá o auxílio alimentar de 20 kg de alimentos não-perecivéis.
Para conquistar o auxílio alimentar a executiva criou o sistema de rankiamento, distribuindo pontos pelos seguintes critérios: 1º critério - presença nos treinamentos - vale 10 pontos; 2º critério - participação nos torneios - vale 10 pontos; 3º critério - rendimento escolar - nota azul no boletim vale 60 pontos e uma nota vermelha equivale a menos 60 pontos; 4º critério - colocação nos torneios - os pontos variam de acordo com a colocação, 5º critério - tarefa desenvolvida no poló - valendo de 10 a 30 pontos.