O Circuito Enam de Xadrez Blitzativo abre a sua quarta etapa neste sábado, dia 17 de setembro, na Escola Neusa Assad Malta (Enam), em Corumbá. A competição, promovida pela Federação Sul-Mato-grossense de Xadrez (Fesmax) e Clube de Xadrez Pantanal (CXP), conta com apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).
As inscrições e congresso técnico começarão às 13h30, com início das partidas às 14h. O sistema de disputa será o suíço em cinco rodadas sendo: 1ª rodada - 5 minutos; 2ª - 10 minutos; 3ª - 15 minutos; 4ª - 20 minutos e 5ª rodada - 25 minutos.
Este torneio é realizado pela primeira vez em Corumbá neste formato. Essas duas modalidades de xadrez são de jogo rápido, onde o que prevalece, além do conhecimento do praticante é o rápido raciocínio, diferente do tradicional, em que a concentração e a cronometragem são fundamentais. O modelo nacional é a COPA BOBBY FISCHER DE XADREZ http://www.bobbyfischer.com.br/ de Sant´ana do Livramento no Rio Grande do Sul sob a presidência do jornalista Pedro Nicola.
Augusto Samaniego lidera o circuito com 21 pontos, após três etapas realizadas; seguido por Fábio Costa com 15; Linneker Arruda com 12 pontos; Diogo Viana ambos com 11 pontos; e Eugênio Albaneze com 10.