Campo Grande (MS) - Começa às oito horas desta quinta-feira, dia 24 de setembro, a disputa da quinta etapa do Circuito de Tênis infanto-juvenil, reunindo representantes de 11 federações nacionais, divididos entre as categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino, que buscam pontos para o ranking brasileiro e o prêmio da competição. O evento, que se estende até domingo, dia 28 de setembro, acontece no saibro do Rádio Clube de Campo, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com diversas atrações para o público local. A entrada no Rádio Clube de Campo é livre, porém quem quiser pode doar um quilo de alimento não-perecível que será destinada a uma entidade assistencial da região.
Após a disputa da etapa de Campo Grande, que conta com vários representantes sul-mato-grossenses, será realizada a consolidação do ranking do circuito, revelando os classificados para o Master, ou seja, os oito melhores tenistas das cinco etapas classificatórias, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos - masculino e feminino. O Master acontece no início de novembro, na cidade de Americana, interior de São Paulo.
Em nove anos de história, esta é a primeira passagem do Circuito pelo Mato Grosso do Sul. A competição foi lançada em 2000 com disputas apenas no sul do País e em 2004, quando passou a ser organizado pela Try Sports, ganhou abrangência nacional, facilitando a participação de atletas de diversos estados. A chegada do circuito a Campo Grande ganha ainda mais importância porque é a última chance dos atletas garantirem vaga no Master. Desde 2006 a Capital não recebia um evento juvenil deste porte.
Presenças ilustres - Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, o ex-tenista profissional Fernando Meligeni chega a Campo Grande na manhã de domingo para prestigiar as partidas finais da quinta etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2008. "Fininho", como é conhecido por seus fãs, lançou nesta terça-feira, em um evento super badalado em São Paulo, o livro "Aqui tem! Vitórias de Memórias de Fernando Meligeni com André Kfouri", contando curiosidades de sua carreira.
Representante do Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim, o paulista Maurício Pommê também é presença confirmada nas finais do evento. O atleta entrou para a história do tênis em cadeira de rodas nacional ao se tornar o primeiro brasileiro a garantir vaga nos Jogos Paraolímpicos de Atenas. Ex-top 50 do mundo, sempre teve a vida ligada ao tênis.
Aos 10 anos iniciou as primeiras trocas de bola com o pai, passou pelo circuito juvenil até chegar a categoria de primeira classe. Em 1997, já como administrador de duas academia de tênis, sofreu uma queda do telhado de um dos estabelecimentos que comandava. Superado o trauma, dois anos mais tarde, voltou às quadras na busca de adaptação ao novo esporte e a dedicação foi tanta que em 2001 lá estava ele no topo do ranking nacional. Hoje, aos 39 anos, Pommê continua firme nas carreiras de empresário e jogador.
Para mostrar um pouco sobre as possibilidades e a evolução do tênis em cadeira de rodas, Meligeni e Pommê participam no domingo de uma partida exibição no Rádio Clube de Campo. Na ocasião, os tenistas disputaram com dois atletas convidados uma partida entre duplas formadas por um tenista "andante" e outro "cadeirante".