Sábado, 10 de maio de 2025, 17:36

Cipriota Marcos Baghdatis põe Chipre no mapa do tênis mundial

terra esportes - 27 de jan de 2006 às 15:09 237 Views 0 Comentários
Cipriota Marcos Baghdatis põe Chipre no mapa do tênis mundial Marcos Baghdatis torna-se a nova sensação do tênis mundial no Australian Open

O cipriota Marcos Baghdatis tornou-se a nova sensação do tênis mundial ao conquistar uma vaga na final do Aberto da Austrália. O atleta, 20 anos, colocou o seu pequeno país, de 770 mil habitantes, no centro do tênis mundial.

As ruas do país ficaram em festa com a euforia causada pela vitória sobre o argentino David Nalbandian, na última quinta-feira, e a vaga na final do Australian Open.

Na decisão, Baghdatis encontrará o suíço Roger Federer, neste domingo, às 6h30 (de Brasília). Nos três duelos anteriores contra o número um do mundo, o cipriota venceu apenas um set.

No entanto, Baghdatis já era famoso dentro do circuito pelos seus excelentes resultados nas competições de base.

Nascido no arquipélago localizado no Mar Mediterrâneo, o tenista já havia conquistado a versão júnior do Aberto da Austrália, em 2003, além de ter sido vice-campeão do US Open em duas oportunidades - 2002 e 2003.

Jogador de fundo de quadra, o cipriota, de origem grega, tem como curiosidade o fato de ter como ídolo o ex-tenista australiano Patrick Rafter, famoso pelo jogo de saque-voleio.

Apesar de ter nascido no Chipre, Baghdatis treina desde os 13 anos na França, onde participou de um Programa de Desenvolvimento da Solidariedade Olímpica para Jovens.

Treinado por Guillaume Payre desde setembro do ano passado, o tenista se tornou profissional em 2003 e tinha como principal triunfo na carreira o fato de ter chegado à decisão do Torneio de Basel, na Suíça, na última temporada.

No Aberto da Austrália, o 54ª colocado do Ranking de Entradas se destacou especialmente nas vitórias sobre o norte-americano Andy Roddick, segundo cabeça-de-chave, e Nalbandian, atual campeão da Masters Cup.

A presença da namorada, a modelo francesa Camille Neviere, também chamou a atenção dos câmeras e fotógrafos presentes no primeiro Grand Slam da temporada.

Apesar de seu país ter pouca tradição, Baghdatis, torcedor do Apollo, no Chipre, adora assistir e jogar futebol no tempo livre.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?