Campo Grande (MS) - Cinco técnicos foram demitidos no Mato Grosso do Sul durante o Campeonato Estadual de Futebol 2013. Os dados constam em um levantamento feito pelo jornalista Bernardo Pombo, autor do blog “Pombo Sem Asa”, em que mostra a quantidade de treinadores que foram destituídos de seus cargos nos primeiros meses do ano, em todo Brasil.
De acordo com a publicação, 106 foram demitidos, enquanto 35 pediram para sair. O primeiro da lista de desempregados no estado foi João Marçal, do Misto de Três Lagoas, seguido de Mirandinha do Comercial, Itamar Bernardes do Naviraiense, Jonas Siqueira do Corumbaense e o caso mais recente com Elói Krugger sendo dispensado do Novoperário.
João Marçal perdeu o emprego ainda em janeiro, após três rodadas sem vitórias (dois empates e uma derrota); o Misto hoje é o terceiro colocado do grupo “A”. No início de fevereiro Miradinha deixou o comando do Comercial após dez meses; na primeira rodada o time campo-grandense foi goleado por 5 a 0 pelo Cene, na segunda rodada venceu a Serc, mas o empate com o Maracaju foi a gota d’água para a diretoria.
Em março, Paulinho Rezende assumiu o lugar de Itamar Bernardes que foi desligado por conta da campanha irregular do Naviraiense na competição, que apesar de estar na zona de classificação, vinha de três vitórias, dois empates e três derrotas; o clube hoje é o quarto colocado do grupo “B”. Jonas Siqueira deixou o cargo após não conseguir tirar o Corumbaense da lanterna da chave. Ele foi dispensando juntamente com quatro jogadores; Chaveirinho assumiu o posto de comandante.
O caso mais recente é de Elói Krugger, profissional com passagens vitoriosas pela Mato Grosso do Sul. Ele não resistiu à goleada do Novoperário sofrida diante do Cene no último dia 6, por 5 a 0, e acabou fora. José Guedes ocupou a vaga interinamente. Ainda restam duas rodadas para o fim da primeira fase e muita coisa pode acontecer, pois vários times ainda têm chances de classificação enquanto outros lutam para fugir da degola.