Maracaibo (Venezuela) - Ao invéz da medalha de prata, a judoca sul-mato-grossense Jéssica Soares conquistou na verdade a medalha de bronze no Campeonato Pan-americano Infanto-Juvenil de Judô, realizado de 28 de novembro a 02 de dezembro em Maracaibo, na Venezuela.
O erro foi publicado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e foi retratado pelos mesmos ao pai da atleta, Américo Soares. "Não tiveram intensão alguma de prejudicá-la. Todos nós cometemos engano", diz o pai da judoca.
A atleta realizou quatro lutas na categoria 64kg+, vencendo judocas da Venezuela. Colômbia e México, e sendo derrotada apenas uma vez, para uma dos Estados Unidos por um Wazari contra um Yoko. O resultado é um dos mais importantes de Jéssica ao longo de seus três anos de judô.
A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos, que teve a seu favor 3 Ipons. A medalha de prata ficou com a judoca do México, que teve 2 Ipons e 1 Wazar.
"Agradeço a Confederação Brasileira de Judô pelo apoio dado e pelos cuidados que tiveram, pois tiveram que imobilizar com tala minha perna que machuquei ainda na primeira luta contra a americana", disse Jéssica, que ainda realizou mais três lutas e as venceu para ter seu lugar no pódio.
O pai da judoca ainda agradeceu ao professor João Rocha, da Funesp, por ter viabilizado os recursos para sua filha disputar o Campenato Pan-americano.