O novo capitão do Brasil na Fed Cup, Marcio Carlsson, iniciou o trabalho de preparação da equipe brasileira que, entre os dias 04 e 07 de fevereiro, defenderão o Brasil no Zonal Americano da principal competição entre nações do tênis feminino, em Montreal, no Canadá. Ele, que já defendeu o Brasil como jogador, na Copa Davis de 1999, agora espera fomentar ainda mais o tênis feminino.
O início dos trabalhos conta com duas das quatro convocadas: Roxane Vaisemberg, e Maria Fernanda Alves, além de mais dez meninas convocadas pela comissão técnica brasileira, que conta ainda com o treinador Raul Ranzinger e com o preparador físico Mark Caldeira, para participarem do Encontro Nacional de Tênis Profissional Feminino, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Teliana Pereira está nos Estados Unidos disputando seus primeiros torneios da temporada e Vivian Segnini está em pré-temporada.
"Nosso objetivo é o de tentar fornecer experiência para elas. Serão três semanas discutindo tênis, com elas e os treinadores que vieram. Vamos avaliar os pontos que precisam ser desenvolvidos, trabalhar o tênis delas como um todo. Aqui, elas também têm a oportunidade de ter a ciência como aliada, porque a UFSC têm toda uma estrutura voltada ao tênis. A ciência é hoje importantíssima no esporte de alto nível, e essa aproximação é necessária. Acho que esse é o caminho. Acho que com essas avaliações a CBT vai poder fomentar melhor o esporte, elas terão mais oportunidades e se fortalecerão", disse ele.