São Paulo (SP) - O time do Brasil já está definido para enfretar o Canadá, entre os dias 6 e 9 de abril, pelo Grupo 1 da Zona Americana da Copa Davis. A novidade é a presença de Marcos Daniel, atualmente o quarto melhor do país e que estava fora do quarteto titular desde a metade do ano passado.
Daniel, número 159 do ranking mundial, ficou com a vaga de Mello, 32 posições acima de seu compatriota, para o duelo que vale vaga na repescagem para o Grupo Mundial. Os jogos acontecerão em quadra de saibro, em Florianópolis, o que favorece o estilo dos brasileiros.
Mello vinha sendo nome certo nas convocações desde o rebaixamento do país para a terceira divisão. Em 2005 e 2006, participou de todos os confrontos como titular. Na última apresentação dele, contudo, não foi bem ao ser massacrado pelo sueco Robin Soderling na repescagem do ano passado.
O afastamento ocorreu justamente quando Mello deu sinais de recuperação no circuito internacional. Na semana passada, ele passou pelo qualifying do Masters Series de Miami e chegou a assustar o espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, no primeiro set, tendo perdido dois set points.
Enquanto isso, Daniel vem se dedicando aos torneios de nível Challenger na América do Sul. Em março, ele foi vice-campeão em Salinas, perdendo para o argentino Juan Pablo Brzezicki, e, em Bogotá, caiu nas quartas-de-final diante do argentino Juan-Pablo Guzmán.
Ainda não se sabe, porém, se Daniel será será um dos escolhidos para os jogos de simples. A certeza é de que Flávio Saretta estará entre eles, já que, atualmente, é o brasileiro mais bem colocado no ranking (número 102) e vem recuperando um bom nível de jogo.
Saretta jogou as partidas de simples nos três confrontos que o Brasil fez no ano passado, com quatro vitórias e duas derrotas. A outra vaga ficará entre Daniel e Gustavo Kuerten. O catarinense está voltando às disputas, mas a participação dele em jogos com melhor-de-cinco sets é uma incógnita.
Neste ano, Guga fez 12 partidas, mas ganhou apenas duas. Dessa forma, é provável que ele seja escolhido pelo capitão Francisco Costa para o jogo de duplas, ao lado de André Sá.
Os outros quatro convocados (Ricardo Mello, André Ghem, Thiago Alves e Rogério Silva) seguirão no grupo e, em caso de problema com os titulares, podem ser incluídos no confronto até um dia antes do sorteio (5). De acordo com o regulamento da competição, apenas dois dos quatro nomes inscritos poderão ser alterados.